Tendencias metodologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia Científica

A emergência das ciências humanas: a construção de novas tendências metodológicas no contexto histórico do século XIX.


A Revolução Francesa e a Revolução Industrial iniciaram uma grande transformação social e econômica respectivamente, a partir da segunda metade do século XVIII. No qual ocorria o rompimento com o modo de produção feudal, ou seja, a passagem para aIdade Moderna, mas gerava também grandes crises e contradições nos fundamentos dessas revoluções.
A mecanização do sistema fabril culminou no desemprego de milhares de trabalhadores por não serem mais úteis, pois a participação da mão-de-obra torna-se mínima. Resultando em um maior aprofundamento das diferenças entre as classes mais altas (detentora dos meios de produção) e a classe trabalhadora(proletariado).
O Estado passa a investir mais ainda na defesa do seu território e nos interesses de cunho econômico com as forças armadas. Ocorre também nas indústrias a produção em série para um consumo em massa, ou seja, adoção de um único modelo industrial ferindo a liberdade das pessoas.
E o conceito de liberdade, igualdade e fraternidade, não se aplica à realidade, pois o que se percebe éque as liberdades individuais no capistalismo inexistem, a igualdade e a fraternidade são corrompidas por uma defesa de interesses particulares que se percebem no liberalismo econômico: nova ordem mundial.
E para tentar compreender as crises instaladas na sociedade surgem as ciências humanas. Duas tendências metodológicas marcam e configuram a construção de novos objetos do conhecimento: opositivismo e o materialismo-dialético.
Positivismo
O positivismo foi uma corrente filosófica iniciada por Auguste Comte, onde as idéias de percepção humanas são baseadas na observação, exatidão, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e da Metafísica. Ele defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Assim sendo, desconsideram-se todas asoutras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Os positivistas acreditam que o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos. Os fundamentos do positivismo são:a. A sociedade é entendida como fenômeno natural. Assim, entende-se que há uma harmonia na natureza e consequentemente deve existir uma harmonia na vida social.
b. A sociedade constitui um todo integrado e as partes que a compõe caminham em direção ao desenvolvimento.
c. As leis que comandam a vida social são consideradas naturais e invariáveis, logo, independentes da vontade e da ação serhumano.
A partir destes fundamentos, o método proposto pelas ideias positivistas para as deveria ser o das ciências da natureza, segundo os passos concebidos por Comte:
1. Observação neutra, objetiva e imparcial, desligada dos fenômenos, implicando em uma separação entre o sujeito produtor de conhecimento e seu objeto(assunto) de estudo.
2. Valorização do fato, tomado como aquilo quepode ser conhecido através da observação e da experiência.
3. Segmentação da realidade, ou seja, o entendimento da totalidade se dá pela compreensão das partes que a compõem.
A ideia-chave do Positivismo Comtiano é a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade:
1. O estadoteológico, em que a humanidade vê o mundo e se organiza a partir dos mitos e das crenças religiosas;
2. O estado metafísico, baseado na descrença em um Deus todo-poderoso, mas também em conhecimentos sem fundamentação científica;
3. O estado positivo, marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana.
Acrescentemos que para...
tracking img