Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARVALHO, Alex et. AL. O que é Metodologia Científica. São Paulo. IN: Aprendendo Metodologia Científica
Jonny Wesley Araújo Sousa

As Aventuras históricas da construção dos fundamentos do conhecimento cientifico.

A palavra ciência surge do latim (scire) e significa conhecimento ou sabedoria. Porém, dizemos que uma pessoa tem certo conhecimento quando detém alguma informação ou saber comrelação a algum aspecto da realidade.

A Natureza do Conhecimento Científico
Surgiu por volta do século XVII, trazendo em si uma constituição histórica da modernidade do ocidente. Existem algumas características do conhecimento do tipo censo comum: a ciência não é imediatista, ou seja, ela não se firma com informações superficiais sobre um aspecto da realidade.
O Conhecimento Científico écaracterizado com uma procura das possíveis causas de um determinado fato, buscando compreender ou explicar a realidade apresentando os fatores que representam a existência de evento.

O Conhecimento é uma relação
A Epistemologia é retratada encima dos trabalhos de I. Kant, a qual utiliza os termos sujeito e objeto para elaborar uma referência aos pólos envolvidos na produção do conhecimento: ohomem e o aspecto da realidade de ser conhecido. Existem três perspectivas: o empirismo, a qual supõe a primazia do objeto em relação ao sujeito; o racionalismo, que por sua vez aponta a primazia do sujeito ou de seu exercício em relação a sua atividade; e por fim o interacionismo, que afirma que o conhecimento é produzido no quadro da interação entre sujeito e obejto.

Um Roteiro de Viagem
Opercurso a ser realizado vai do início da modernidade (séc. XVII), passando pelo Iluminismo (séc.XVIII) e pelo século do nascimento das ciências humanas (séc. XIX).

O Surgimento Histórico da Modernidade e a Constituição dos Primeiros Fundamentos para o Conhecimento Científico.
O Renascimento enfatizava a valorização da capacidade humana de conhecer e transformar a realidade. Nós nos tornamoscapaz de descobrir o modo de funcionamento da natureza.
Montaigne, entre outros, não proclamava um otimismo epistemológico, ou seja, não creditava na possibilidade de um conhecimento puro, destituído das vicissitudes ou caprichos humanos.
A busca dos fundamentos seguro do conhecimento está relacionada com os primeiros modernos, comprometida com a suposição de que existe uma unidade oupermanência na natureza.
Descartes busca fundamentar, de uma forma coerente, a existência da razão humana, e também afirma que ter conhecimento é ter idéias e de que as idéias são diferentes das coisas tomadas entre si mesmas.
Bacon diz que conhecer é ter idéias, estabelecendo uma diferença entre a realidade e a sua representação. Locke considera que existem idéias de sensação, quando percebemos asqualidades sensíveis de um objeto e idéias de reflexão.
Newton uniu de uma forma apropriada as duas tendências: o empirismo e o racionalismo. Ele dizia que tudo o que não era deduzido dos fenômenos constitui mera hipótese.

Considerações para os primeiros fundamentos estabelecidos para o conhecimento científico
A ciência é determinada por fatores de natureza social, política, religiosa ecultural, constituída como contingência. Home ponta o caráter contingente da produção de conhecimento; G.F. Hegel, junto aos racionalistas, abraça a história e tenta pensar o movimento do homem pelo homem. No entanto, K. Mark pretende situar a análise helegiana na terra.

O empirismo radical de D. Hume e suas conseqüências no campo da fundamentação do conhecimento
D. Hume radicaliza a propostaempirista de fundamentação da ciência moderna. Sua idéia do processo de constituição do conhecimento esteve profundamente relacionada o seu projeto de constituição de uma ciência da natureza humana.
Também defende o critério da experiência sensível como condição de garantia de alguma correção do conhecimento produzido pela ciência. Diz que a modificação na natureza é pensável e é possível....
tracking img