Metodologia cientifica

CARVALHO, Alex et. AL. O que é Metodologia Científica. São Paulo. IN: Aprendendo Metodologia Científica
Jonny Wesley Araújo Sousa

As Aventuras históricas da construção dos fundamentos doconhecimento cientifico.

A palavra ciência surge do latim (scire) e significa conhecimento ou sabedoria. Porém, dizemos que uma pessoa tem certo conhecimento quando detém alguma informação ou saber comrelação a algum aspecto da realidade.

A Natureza do Conhecimento Científico
Surgiu por volta do século XVII, trazendo em si uma constituição histórica da modernidade do ocidente. Existem algumascaracterísticas do conhecimento do tipo censo comum: a ciência não é imediatista, ou seja, ela não se firma com informações superficiais sobre um aspecto da realidade.
O Conhecimento Científico écaracterizado com uma procura das possíveis causas de um determinado fato, buscando compreender ou explicar a realidade apresentando os fatores que representam a existência de evento.

O Conhecimento éuma relação
A Epistemologia é retratada encima dos trabalhos de I. Kant, a qual utiliza os termos sujeito e objeto para elaborar uma referência aos pólos envolvidos na produção do conhecimento: ohomem e o aspecto da realidade de ser conhecido. Existem três perspectivas: o empirismo, a qual supõe a primazia do objeto em relação ao sujeito; o racionalismo, que por sua vez aponta a primazia dosujeito ou de seu exercício em relação a sua atividade; e por fim o interacionismo, que afirma que o conhecimento é produzido no quadro da interação entre sujeito e obejto.

Um Roteiro de Viagem
Opercurso a ser realizado vai do início da modernidade (séc. XVII), passando pelo Iluminismo (séc.XVIII) e pelo século do nascimento das ciências humanas (séc. XIX).

O Surgimento Histórico daModernidade e a Constituição dos Primeiros Fundamentos para o Conhecimento Científico.
O Renascimento enfatizava a valorização da capacidade humana de conhecer e transformar a realidade. Nós nos tornamos...