Tempos e movimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS

HISTÓRIA

Frederick Winslow Taylor nasceu de uma família tradicional, na cidade de Philadeophia, Estados Unidos, e formou-se engenheiro. Desde estudante foi obcecado pela melhoria da eficácia em qualquer atividade em que se envolvia. Seu lema sempre foi “desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar a maior eficiência eprosperidade. Não só a prosperidade da empresa mas também do operário”.
Sua intenção era dar à prática administrativa um tratamento científico, por meio de observações, da experimentação e da reflexão.
Em seus primeiro estudos Taylor percebeu que no campo da administração os dois fatores mais notáveis eram a grande desigualdade ou falta de uniformidade, mesmo nos lugares mais bem administrados, e devários elementos que constituem a administração percebeu também a falta de relação entre aparente uma boa administração e o pagamento de dividendo.
Taylor teve três fases em suas ações em administração: a primeira em que se procurava eliminar os desperdícios e melhorar a qualidade dos produtos, por meio da diminuição dos métodos empíricos utilizados nos sistemas de produção da época. Na segunda fase,juntamente com Henry Laurence, Frank Buncker e Lillian Gilbreth procurou-se divulgar os princípios básicos de supervisão, sempre voltado para a área industrial, onde o trabalhador deveria ser selecionado de acordo com suas habilidades pessoais para o desempenho da tarefa e o montante de produção deveria ser estabelecido conforme padrões específicos, em função do tempo e movimento necessáriospara executar cada tarefa,além do que, para obter maior produtividade, notou-se que o empregado deveria ser recompensado e que, dividindo as tarefas os operários teriam maior produtividade e menos esforço.
Na sua terceira fase contou com a ajuda de Harrington Emerson,(fig.1) desenvolveu estudos procurando eliminar o desperdício, inclusive foi o iniciador do principio da linha – Staff, composto porespecialistas responsáveis pela formulação dos princípios de eficiência que devem nortear uma organização.
Frederick Winslow Taylor foi um marco indispensável e crucial na evolução das idéias sobre produção, riqueza e relações harmônicas entre empregados e empregadores. Apesar de criticado seus princípios seguem até hoje como referência para o treinamento da supervisão.

Harrington Emerson(fig.1)

A administração segundo Taylor, deveria procurar descobrir quanto tempo o homem levaria para completar uma tarefa dando o melhor de si, e qual a velocidade máxima em que o trabalho deveria ser feito, ou seja, um estudo sistemático e científico do tempo. Esta fundamentação é baseada na racionalização do trabalho dos operários, fixando os tempos, para as realizações das tarefas.
FrederickTaylor dividia cada tarefa em uma série ordenada de movimentos simples, eliminando os movimentos inúteis. Enquanto os movimentos eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros, era proporcionada uma significativa economia de tempo e esforço ao operário, e comprovado que a produtividade mais elevada é resultado da minimização do esforço muscular. Ela é resultado do trabalhoeficiente e não do esforço máximo. Para ele, onde quer que se execute trabalho manual é necessário encontrar o meio mais econômico de se efetuar a tarefa, e após isso, é preciso determinar a quantidade de trabalho que deve ser realizado em um dado período de tempo.
Para esse princípio, existe a necessidade de estudar atenciosamente o local de trabalho onde se executará todos os processos, de forma aadequá-los aos trabalhadores facilitando os movimentos dos mesmos e das matérias-primas, procurando melhorar e padronizar os métodos e o posto de trabalho. O objetivo é encontrar a melhor maneira de fabricar os produtos (ou trabalhar), sempre buscando modificações que permitam redução do tempo de fabricação e a melhor qualidade dos itens fabricados, evitando a baixa produtividade e tornando o...
tracking img