Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA BRASILEIRA
III – A expansão cafeeira
Turma Con4an



Porque a cultura do café revelou-se adequada ao Brasil, tendo sido, durante décadas. o carro-chefe da economia?


R –Vários fatores favoreceram a cultura do café, o açúcar e do algodão estavam em crise, produção das Antilhas e dos EUA, por isso, os fazendeiros precisavam encontrar outro produto de fácil colocação nomercado internacional. Além disso, a decadência da mineração libertou mão-de-obra e recursos financeiros na região Centro-Sul que podiam ser aplicados em atividades mais lucrativas. Em nívelinternacional, a produção brasileira foi favorecida pelo colapso dos cafezais de Java (devido a uma praga) e do Haiti (devido aos levantes de escravos e á revolução que tornou o país independente). Outrosfatores foram a estabilização do comércio internacional depois das guerras napoleónicas (Tratado de Versalhes, 1815) e a expansão da demanda européia e americana por uma bebida barata.Por que de pode afirmar que o comerciante de café desempenhava um papel fundamental na economia cafeeira?


R – Na ausência de um sistema bancário voltado à produção, o comerciante era o únicoagente capaz de tomar dinheiro emprestado e repassá-lo ao fazendeiro, em troca o comerciante adquiria um cliente cativo, recebendo comissão de 3% do valor da venda.






Sobre que basesse assentava a relação entre fazendeiros e comerciantes de café?


R - O regime de trabalho envolvia remuneração monetária da força de trabalho, então a lavoura exigia muito capital de giro parasua operação, isso explica a dependência do fazendeiro de café diante do comerciante.






Como funcionava o sistema de financiamento da produção cafeeira? Quais eram suas limitações?R – O fazendeiro tinha acesso ao crédito de que necessitava a juros razoáveis e ainda contava com flexibilidade em períodos de aperto financeiro. Ao comissário, cabia a vantagem de assegurar...
tracking img