Deotonlogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. O PROBLEMA DEONTOLÓGICO (4)
O vocabulário grego "déon" significa
* o obrigatório
* o justo
* o adequado
A partir deste particípio e da palavra loghia, Jeremias Benthamcunhou o termo deontologia, em 1834. Como ciência de normas que são meios para alcançar certos fins.
Após Bentham tornou-se comum considerador a Deontologia não só como uma disciplina normativa, mastambém descritiva e empírica que tem como finalidade a determinação dos deveres que devem ser cumpridos em determinadas circunstâncias sociais e de modo todo especial dentro de uma determinadaprofissão.
A Deontologia é, então, a ciência que estabelece normas diretoras das atividades profissionais sob o signo de retidão moral ou honestidade estabelecendo o bem a fazer e o mal a evitar no exercícioda profissão.
Partindo do pressuposto de que a atividade profissional é, toda ela, sujeita à norma moral, a Deontologia profissional elabora sistematicamente os ideais e as normas que devem orientara atividade profissional.
3.1 – PRINCÍPIOS PARA UMA DEONTOLOGIA INTERPROFISSIONAL:
Deixando de lado os aspectos de cada profissão, uma boa Deontologia profissional deve ter o seguinte esquemabásico de conduta profissional:
3.1.1 Na área da profissão, terá como norma fundamental:
Zelar, com sua competência e honestidade, pelo bom nome ou reputação da profissão. Sublinhamos competência ehonestidade pois a reputação da Profissão não deve ser procurada por si mesma ou a qualquer preço, mas deve ser a conseqüência natural da competência e honestidade de seus membros e do grupo como umtodo, na busca honesta comprometida e inteligente do BEM COMUM para a sociedade como um todo, como os meios que essa profissão proporciona.
3.1.2 – Na área da ordem profissional, ou seja, na relaçãocom seus pares e colegas de profissão, a norma fundamental será:
Culto de lealdade e solidariedade profissional evitando críticas levianas, competição e concorrência desleal. Sem descambar,...
tracking img