Tema interdiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação democrática foca muito nas relações sociais entre os agentes da instituição escolar. Se o objetivo é formar alguém que procure resolver conflitos pelo diálogo, que sesolidarize com os outros, um individuo democrático e que o respeito próprio seja conquistado pelo aluno, deve-se proporcionar um ambiente social em que tal possibilidade exista. Umambiente em que o aluno, como o professor se sinta valorizado e respeitado. Esse lugar deve ser a escola.
Se em lugar de paz tem violência, em lugar de respeito tem desrespeito,em lugar de cooperação e dialogo tem autoridades, o aluno, quando termina os estudos, não é uma pessoa preparada, não é um cidadão democrático, ou seja, não tem capacidade de pensarsem a coerção de alguma “autoridade” inquestionável. Assim o aluno não compreende o conceito de justiça baseado na equidade. O jovem não adota atitudes de respeito pelasdiferencias entre as pessoas e como não legitima, no dia-a-dia atitudes de solidariedade, não valoriza, nem emprega o dialogo como força de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.Sem construir uma imagem positiva de si e sem assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, não será capaz de conviver numa sociedade democrática e pluralista.
Omagistério no Brasil não é uma profissão desejável e é uma profissão desvalorizada na sociedade brasileira. O desinteresse e o desrespeito do aluno na sala de aula, a desmotivação e odespreparo do professor são consequências dum ensino básico de qualidade baixa.
Em relação à educação contemporânea no Brasil podemos dizer que avançamos, mas ainda falta muita coisa eprecisamos mudar vários paradigmas: O que espera dos alunos? O que exige dos professores? Como trata aos professores e o que a sociedade espera da educação como resultado final?
tracking img