Geologia e geomorfologia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Gestão Ambiental, na atualidade,é um dos principais assuntos de interesse da humanidade, por estar ligado à garantia de sobrevivência da espécie humana sobre a terra.
Diversas organizações empresariais estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desmpenho mais satisfatório em relação ao meio ambiente. Neste sentido, a gestão ambientaltem se configurado com uma das mais importantes atividades relacionadas com qualquer empreemdimento. Além dessa ferramenta, a problemática ambiental envolve também o gerenciamento dos assuntos pertinentes ao meio ambiente, por meios de sistemas de gestão ambiental, da busca pelo desenvolvimento sustentável, da análise do ciclo de vida dos produtos e da questão dos passivos ambientais.Antes de se colocar em prática um projeto, seja ele público ou privado, precisamos antes saber mais a respeito do local onde tal projeto será implementado, conhecer melhor o que cada àrea possui de ambiente natural (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera) e ambiente social (infraestrutura material,constituida pelo homem, e sistemas sociais criados).
A ecologia passou a serentendida de modo mais integrado envolvendo outras áreas do conhecimento, as chamadas Ciências Ambientais. Sabemos que os problemas ambientais são na atualidade analisados de modo interdiciplinar por diversas àreas do conhecimento que constituem as chamadas ciências ambientais. Avisão interdiciplinar é diferente da visão multidiciplinar. Na multidiciplinar, várias àreas do conhecimento humanodiscorrem sobre determinado tema de forma independente, sem troca de idéias. No estudo interdiciplinar, cada àrea do conhecimento vai discutir uma determinada questão, em conjunto, para buscar um melhor entendimento de um determinado problema. O estudo interdiciplinar é mais apropriado para a Ecologia por permitir uma visão holistica, isto é, a visão do todo, para propor soluções para os problemasambientais. Segundo Miller Jr (2006),é necessário primeiramente entendermos como ocorre a integração dos componentes de um ecossistema.
Sabemos que os componentes bióticos e abióticos não estão isolados, mas integrados. Os seres bióticos não conseguem viver sem se relacionarem entre si de algum modo, assim como precisam diretamente dos componetes abióticos.
Umecossistema é um conjunto de comunidades, sendo portanto espécies diferentes, interagindo uma com as outras e com o meio físico de matéria e energia, podendo ter diferentes tamanhos desde uma poça d’agua até uma floresta. Os ecossistemas podem ser naturais ou artificiais. O solo, a àgua e o ar são componentes abióticos dos ecossistemas dos quais as espécieis dependem diretamente para sobreviverem.No Planejamento Urbano do Municipio de Montes Claros, tem como objetivo reunir diversas vertentes de pensamento, o CODEMA (conselho de desenvolvimento municipal ambiental) possibilita que, as questões de gestão do meio ambiente, sejam tratados democraticamente, segundo o interesse da coletividade, em favor da preservação e do uso sustentável dos recursos disponiveis na natureza.As reuniões são abertas à comunidade, que podem interagir com o conselho, opinar e conhecer melhor os problemas e soluções ambientais em nosso município,tendo como Plano diretor, Àreas verdes ( Parque Sapucaia, Guimarães Rosa, Mangueiras, Canelas, Milton Prates, Lapa Grande), mesmo não tendo ainda um Plano de Arborização escrito, há um processo dentro das normas, tendo no entorno da cidademuitas àreas de potênciais em conservação, o APA’s (àrea de preservação ambiental) também ainda não foi possivel. O município tem sua legislação própria, FHIDRO (Fundo de Recuperação Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de MG), Rio São Lamberto, Barraginhas,Estradas Ecológicas, cercamento de nascentes, ECO-CRÉDITO, sendo uma compensação financeira de tributos...
tracking img