GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA AMBIENTAL question rio 1 1

7357 palavras 30 páginas
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA AMBIENTAL
AULA 1:
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GEOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS

1. O QUE É GEOLOGIA?
É a ciência que estuda a Terra: sua origem, evolução, funcionamento e como podemos contribuir para preservar os habitats que sustentam a vida.

2. O QUE É GEODIVERSIDADE?
É a natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos que dão origem às paisagens, rochas, minerais, solos, águas, fósseis e outros depósitos superficiais que propiciam o desenvolvimento da vida na Terra, tendo como valores intrínsecos a cultura, o estético, o econômico, científico, o educativo e o turístico.

3. QUAL É A APLICAÇÃO DA GEODIVERSIDADE PARA A GESTÃO AMBIENTAL?
Ao longo de toda sua história, o homem tem modificado o meio ambiente através do desmatamento, da agricultura, bem como por outros tipos de uso do solo. Entretanto, os efeitos dessas transformações nos tempos antigos eram, comumente, restritos ao habitat local ou regional. A sociedade atual afeta o meio ambiente numa escala inteiramente nova: nossas atividades podem ter conseqüências globais. A magnitude das atuais atividades humanas em relação aos sistemas das placas tectônicas e do clima, que governam a superfície terrestre, pode ser ilustrada por alguns simples dados estatísticos, Press (2006):
• Os reservatórios construídos pelo homem retêm cerca de 30% dos sedimentos transportados pelos rios.
• Na maioria dos países desenvolvidos, obras de engenharia civil removem maior volume de solos e rocha a cada ano, do que todos os processos naturais de erosão combinados.
• Nos 50 anos após a invenção da refrigeração com gás freon, cloro-flúorcarbonos fabricados pelo homem vazaram de refrigeradores e condicionadores de ar para a estratosfera em quantidade suficiente para danificar a camada de ozônio que protege a superfície terrestre.
• Desde o começo da Revolução Industrial, no início do século XIX, o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis aumentaram

Relacionados