Av2 - gsam - sem 1 - geologia e geomorfologia ambiental

365 palavras 2 páginas
Questão 1:
Leia o trecho a seguir e responda as questões de número 1 e 2.
Os minerais também podem ser observados e classificados em razão do tamanho dos seus grãos minerais. A textura das rochas magmáticas se define pelo tamanho desses grãos que as constituem e pelas relações espaciais entre eles.
Se os grãos têm aproximadamente o mesmo diâmetro, a rocha é ___________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco:
Alternativas

1 - irregular;
2 - hexagonal;
3 - tetraédrica;
4 - sísmica;
5 - equigranular;
Questão 2:
Se os grãos têm diâmetros diferentes, a rocha é ___________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco:
Alternativas

1 - inequigranular;
2 - regular;
3 - sistemática;
4 - metamórfica;
5 - escura;
Questão 3:
75% das rochas que se apresentam em superfície são sedimentares. São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre, sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela ________________________ de rochas pré-existentes, seguida de transporte e deposição dos detritos, ou, menos comumente, por acumulação química. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco:
Alternativas

1 - união
2 - desagregação
3 - super junção
4 - distorção
5 - subjugação

Questão 4:
Como exemplo de rocha metamórfica temos a ___________________ que possui granulação grossa, bandas irregulares, predomínio do quartzo e do feldspato sobre as micas, tornando a foliação menos visível. Metamorfismo regional de grau alto. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco:
Alternativas

1 - basáltica
2 - turfa
3 - gnaisse
4 - ouro
5 - prata
Questão 5:
O desenvolvimento das explorações minerais na região amazônica tem revelado uma grande disponibilidade de recursos minerais dos mais variados tanto entre os bens minerais metálicos como os não metálicos, entre eles os industriais, gemas de cor e diamantes. Isto pode ser

Relacionados