Telas led

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



As novidades do mundo tecnológico estão cada vez mais constante nas notícias,nas ruas e nas nossas vidas.E além da quantidade de novos produtos que surgem a cada dia,a velocidade com que eles são lançados também impressionam.

As vezes quando o consumidor começa a se acostumar com um aparelho novo,logo ele é ultrapassado por seus sucessores,avançados e promissores.

É ocaso dos modernos televisores e monitores,que ultimamente vem numa crescente de avanços tecnológicos e uma diminuição brusca de tamanho.

Após muito tempo no monopólio do mercado,os conhecidos televisores de “tubão” (nome popular dado às tv's com sistema de tubo de imagem) parecem estar dando adeus definitivo as vitrines.

Os primeiros que vieram ameaçar o trono das tv's foram os televisores deplasma,depois as telas de LCD e LED entraram no páreo,com tamanho menor e melhor qualidade de imagem. Agora é a vez das telas OLED e COLED ameaçarem suas antecessoras.

E hoje quando o assunto é o futuro da exibição de imagens em alta definição,é impossível não mencionar a tecnologia OLED.O nome é uma sigla que significa para diodo orgânico emissor de luz,ou seja,um LED que utiliza componentesorgânicos para melhorar sua capacidade de iluminação e contraste.Quando aplicada na criação de telas para equipamentos eletrônicos,é capaz de gerar imagens com mais nitidez e brilho do que aquelas baseadas nas tecnologias do plasma ou LCD.

Os fabricantes dessas novas telas garantem que estas serão um grande salto em termos de qualidade em imagem,além de consumir menos energia e ainda garantiruma economia de espaço muito grande.

Vejamos como funciona essa nova tecnologia dos LEDs tanto os que tem por aí e os que ainda estão por vir.











O que é um LED?



Vamos acompanhar a evolução destes televisores para entender melhor seu funcionamento e suas particularidades.

Começando com o LED;que é uma sigla para Light Emitting Diodes -diodo emissor de luz,que sãofontes luminosas eletrônicas,constituídos por um diodo semicondutor que emite luz visível quando energizado.Estes dispositivos são fabricados em silício ou germânio numa película cristalina.

Os primeiros dispositivos a utilizar a tecnologia só eram capazes de emitir luzes na cor vermelha, mas atualmente já é possível utilizar LEDs que compreendem todo o espectro visível, ultravioleta einfravermelho das cores.Atualmente, a tecnologia está em destaque pelas vantagens que apresenta em relação às fontes de iluminação tradicionais, como um menor consumo de energia, vida útil acentuada e tamanho reduzido.

As tvs LED são milhares desses LEDs que emitem independentemente essas luzes que podem ser de diferentes cores.O que é a grande diferença em relação à tela de LCD por exemplo,que necessitade uma lâmpada maior em toda extensão do painel chamada de backlight.Apesar de serem milhares esteas micro lâmpadas independentes fazem o trabalho com mais qualidade e em menor espaço,possibilitando a construção de tvs e monitores mais finos e elegantes.

Com um design mais interessante que os modelos de LCD, os aparelhos de LED chamam a atenção do consumidor pela fina espessura que o painelpossui, chegando a ter de 3 a 5 centímetros, dependendo do tamanho do televisor.

A tecnologia LED também proporciona ainda economia de até 40% no consumo de energia elétrica e os televisores são fabricados com materiais que não agridem tanto o meio ambiente – não contêm chumbo, mercúrio nem outros compostos orgânicos voláteis.







Televisores OLED



OLED também vem do inglêsOrganic Light Emitting Diodes,ou seja,diodos organicos emissores de luz,a diferença entre eles e os LEDs é que esses diodos emitem luz própria.

Um display de OLED é feito de três a cinco camadas de compostos orgânicos (baseados em carbono), que são colocadas em uma camada de vidro acrílico duro, material que também protege os delicados materiais internos. Os compostos orgânicos do material emitem...
tracking img