Movimentos sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÃO PAULO: O POVO EM MOVIMENTO

Resumo: O texto em questão “São Paulo: o povo em movimento”, organizado por Singer e Brant (1981), contempla uma exposição acerca da presença das classes populares no cenário político do Brasil contemporâneo, bem como os movimentos sociais nos quais se organizam. Discute, ainda, a emergência das classes populares em São Paulo, os sindicatos de trabalhadores, ascomunidades eclesiais de base, o feminino e o feminismo, as organizações negras, os partidos políticos, apontando os traços comuns e perspectivas desses movimentos sociais.

Introdução

Os estudos aqui reunidos explicita a presença das classes populares urbanas no Brasil, no que se refere à sua participação no cenário político brasileiro e nos significativos embates sociais. Revela-se ascondições de desenvolvimento da consciência, expressão e organização das classes trabalhadoras, a partir dos movimentos sociais, considerando o contexto social excludente e elitista no qual as classes dominantes oferecem obstáculos à organização e mobilização dos trabalhadores, bloqueando, assim, sua participação nos processos decisórios institucionais.

1. Sindicatos de Trabalhadores

Os sindicatossurgem para atender o objetivo coletivo e têm sua construção como histórica, social e política. Nem sempre reconhecem seu potencial, pois, com a ditadura, o Estado acaba repreendendo suas ações, controlando-os rigidamente, bem como realizando acordo a fim de receberem uma parcela para então gerar trabalhadores alienados.
Os sindicatos pelegos (aqueles que têm caráter apaziguador) não seapresentam de forma a manifestar, a conscientizar as pessoas e sim enquanto uma instância mediadora. Perante a base possuem um importante papel em relação aos trabalhadores que é o de representa-los e em relação ao Estado. Eles têm forte reconhecimento; o de controlar os manifestos.
Os sindicatos são representantes dos trabalhadores, os quais buscam por conquistas de direitos, mas a negociação feita entreos sindicatos e os empregadores é distante da base, ou seja, distantes dos trabalhadores. Não se apresentam enquanto combatíveis sindicalistas, mas enquanto mediadores do processo. Não realizam as lutas das classes e sim as mascaram oferecendo benefícios aos trabalhadores, em sua grande maioria benefícios ligados ao lazer e por isso os tornando alienados.
Reflexão: Hoje em dia os sindicatostêm um caráter moralista e também há a perda do caráter político, uma vez que as atividades políticas, como cita Singer (1982), sempre foram proibidas, sendo este neutro, não podendo expressar ou apoiar oficialmente candidatos ou partidos.
A base reconhece fortemente o sindicato, mesmo que participante distante das negociações entre os sindicatos e o Estado, que por sua vez enxerga os sindicatoscomo controladores dos movimentos. É imprescindível também o entendimento dos sindicatos pelegos, que são aqueles que agem como mediadores ou apaziguadores entre as partes envolvidas.
Fazendo a relação de conceitos, vale notar que a luta de classes, para Marx e Engels, é algo que sempre existiu e com o proletariado não seria diferente, pois estes estão sempre a lutar por melhorias e por umsalário digno, entre outros.

2. Comunidades Eclesiais de Base

Incialmente, faz-se necessária a diferenciação entre os movimentos populares e os movimentos populares derivados das CEB’s (Comunidades Eclesiais de Bases).
Os movimentos populares são todos aqueles movimentos que não possuem nenhum vínculo com a Igreja. Já as CEB’s também são movimentos sociais, porém têm como eixo central a Igreja;assim todas as ações desenvolvidas por este movimento estão relacionadas com a Igreja e os rituais de acordo com os mandamentos da bíblia sagrada. Grande exemplo é a Igreja católica e seus grupos de reflexões bíblicos, os vicentinos os quais, dentre outros, arrecadam alimentos, vestuários e móveis e doam aos mais necessitados.
Sendo assim, as CEB’s possuem um caráter assistencialista, desta...
tracking img