Frida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Magdalena Carmem Frieda Kahlo Calderón nasceu no dia 06 de Julho de 1907, na região de Coyoacán, hoje subúrbio da Cidade do México. Sua mãe, Matilde, com quem Frida tinha uma relação fria e distante, era uma católica fervorosa de ascendência indígena e espanhola; seu pai, Guilherme Kahlo, de nacionalidade alemã, trabalhava como fotógrafo.

Terceira de quatro filhas, Frida, aos seisanos, contrai poliomielite, o que ocasionou uma lesão em sua perna e, por conseguinte, uma atrofia em seu pé direito. Frida “Pata de palo”, como ficou conhecida durante a infância, passou a fazer tratamentos regulares de fisioterapia, como forma de fortalecer os músculos de sua perna. O fato de ter desenvolvido essa deficiência em uma de suas pernas fez com que Frida passasse a escondê-la,fazendo o uso de calças e vestidos compridos, típicos da região mexicana.

Em 1925, Frida começa a estudar pintura com o amigo de seu pai, Fernando Férnandez, de maneira despretensiosa, já que Frida não tinha, até então, nenhum interesse em seguir carreira artística. As atividades das aulas de pintura se restringiam a cópias de gravuras impressionistas.

Nesse mesmo ano, quando voltava para casa,Frida sofre mais um trauma físico que definitivamente mudaria sua vida: um grave acidente entre o bonde, no qual ela estava, e um trem, fez com que Frida permanecesse três meses de cama. Além de fraturar três vértebras, sua região da pélvis foi atingida por uma barra de ferro, o que lhe impediria de engravidar futuramente.

Esse período de total reclusão, dor e sofrimento fez com que Frida Kahlodesenvolvesse o gosto pela pintura. Seu quarto foi decorado com espelhos no teto, para que Frida, impossibilitada de se mover por conta do colete de gesso que envolvia sua coluna, pudesse ver e, muitas vezes, ser o seu próprio desenho.

Através da fotógrafa Tina Modotuu, Frida Kahlo conhece Diego Rivera, um já renomado muralista mexicano da época. A admiração mútua veio de imediato; ao ver algunsdos poucos quadros que Frida Kahlo havia pintado, Diego Rivera ficou impressionado e viu na pintura da artista uma arte autêntica, de personalidade própria. A cumplicidade entre os dois artistas ultrapassou os limites da pintura e os dois casaram-se em 1929. Um ano depois, Frida interrompe sua primeira gravidez, e o casal segue para os Estados Unidos, onde Diego Rivera havia recebido encomendaspara pinturas de murais de cunho político. Longe de sua terra natal, com a saúde física cada vez mais fragilizada, em decorrência do acidente, a estada no país estrangeiro se caracterizou por dor e solidão. Quatro anos depois, Diego e Frida resolvem retornar ao México.

A relação conturbada marcada por traições, abortos, divórcio e um segundo casamento com Rivera, em 1940, foram temas de váriasobras pictóricas da artista. Além da relação afetiva, da cumplicidade artística, Diego Rivera e Frida Kahlo comungavam de uma mesma ideologia política: foram membros do Partido Comunista Mexicano (PCM).

E foi em uma manifestação comunista que Frida Kahlo fez a sua última aparição em público, no ano de 1954. Frida faleceu aos 47 anos, na “Casa Azul”, no México, vítima de pneumonia.Características

Uma vida de “Dor e Paixão” - assim pode ser sintetizada a trajetória biográfica da pintora mexicana Frida Kahlo, bem como suas composições artísticas, já que a obra da pintora muitas vezes se confunde com fatos de sua própria vida.

Sua pintura assume um caráter de denúncia, de desafogo de uma alma inquieta, sofrida diante das circunstâncias que odestino lhe propôs. A frieza que configurava sua relação com a mãe, o acidente na adolescência que lhe deixou impossibilitada de engravidar e que gerou inúmeras consequências à sua condição física, a relação conturbada com Diego Rivera, permeada pela infidelidade de ambas as partes e por uma espécie de obsessão amorosa, sua sexualidade ambivalente, são alguns dos temas centrais que permeiam a...
tracking img