Monitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monitores CRT

Um monitor CRT contém milhões de pequenos pontos de fósforo vermelhos, verdes e azuis que brilham quando são atingidos por um feixe de elétrons que viaja através da tela para criar uma imagem visível. A ilustração a seguir mostra como isso funciona dentro do CRT.

Os termos ânodo e catodo são utilizados em eletrônica como sinônimos para terminais positivos e negativos. Vocêpode se referir ao terminal positivo de uma bateria como ânodo e ao terminal negativo como cátodo.
Num tubo de raios catódicos, o "catodo" é um filamento aquecido. Este filamento está no vácuo criado dentro de um "tubo" de vidro. O "raio" é uma corrente de elétrons gerada por um canhão de elétrons. Esse raio de elétrons é despejado sobre um catodo aquecido no vácuo. Os elétrons têm carganegativa. O ânodo é positivo, por isso atrai os elétrons despejados no cátodo. A tela é revestida por fósforo, um material orgânico que brilha quando é atingido por um feixe de elétrons.
Existem 3 maneiras de filtrar o feixe de elétrons para obter uma imagem correta na tela do monitor: máscara de sombra, grade de abertura e máscara de fenda. Estas tecnologias também causam impacto na definição daexibição do monitor. Vamos ver de perto cada uma delas.

Recursos e atributos dos monitores CRT

Para avaliar as especificações dos monitores CRT, você precisa saber de mais algumas coisas.

Máscara de sombra
Uma máscara de sombra é uma tela de metal fina cheia de buracos pequenos. Três feixes de elétrons passam pelos buracos para focar em um único ponto na superfície de fósforo domonitor CRT. A máscara de sombra ajuda a controlar os feixes de elétrons para que atinjam o fósforo correto com a intensidade correta para criar a cor desejada e formar a imagem no monitor. Os feixes indesejados são bloqueados ou "sombreados".

Grade de abertura
Os monitores baseados na tecnologia Trinitron, criada pela Sony, utilizam uma grade de abertura em vez de um tubo tipo máscara desombra. A grade de abertura é formada por pequenos fios verticais. Os feixes de elétrons passam pela grade de abertura para iluminar o fósforo na placa frontal. A maioria dos monitores que utiliza esta grade tem uma placa frontal plana. Isso ajuda a exibir uma imagem menos distorcida em toda a superfície do monitor, em relação aos monitores CRT que utilizam máscara de sombra. Entretanto, os monitores queutilizam grade de abertura são um pouco mais caros.

Máscara de fenda
Um tipo menos comum de monitor CRT é o de tubos slot mask que utiliza uma combinação das tecnologias máscaras de sombra e grade de abertura. Em vez das perfurações arredondadas em monitores CRT de máscara de sombra, um monitor de máscara de fenda utiliza fendas alinhadas verticalmente. Este design gera mais brilho atravésdas transmissões aumentadas de elétrons combinada com a disposição dos pontos de fósforo.

Dot pitch
Dot pitch é um indicador da nitidez da imagem exibida. Ele é medido em milímetros (mm). Quanto menor o número, mais nítida é a imagem. A medição do dot pitch depende da tecnologia utilizada.
* Em um monitor CRT de máscara de sombra, você mede o dot pich através da distância diagonal entredois fósforos de cor igual. Alguns fabricantes também podem citar o dot pich horizontal, que é a distância horizontal entre dois fósforos de cor igual.
* O dot pitch de um monitor de grade de abertura é medido através da distância horizontal entre dois fósforos de cor igual. Também é conhecido como stripe pitch.

Quanto menores e mais próximos os pontos estiverem uns dos outros, maisrealista e detalhada é a imagem exibida. Quando os pontos estão afastados, eles se tornam perceptíveis e deixam a imagem granulada. Infelizmente, os fabricantes não comentam muito sobre as medidas de dot pich. Nem sempre também é possível comparar monitores CRT de máscara de sombra e grade de abertura devido às diferenças das medidas verticais e horizontais.
O dot pitch está intimamente ligado à...
tracking img