Efeito borboleta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O determinismo, o livre-arbítrio e o efeito borboleta

A tese filosófica do determinismo sustenta em termos gerais que tudo que acontece esta predeterminado, ou seja, o livre arbítrio seriaquase uma ilusão. A idéia do livre-arbítrio diz que todo ser humano pode fazer suas próprias escolhas tendo consciência de suas conseqüências.
No filme “Efeito Borboleta”, Evan descobre querelendo seus diários pode voltar no tempo e mudar uma ação do passado. Ele começa a voltar sequencialmente ao passado para reescrever a vida e poupar os amigos e as pessoas queridas daquelas experiênciastraumáticas. Entretanto, toda vez que ele muda um acontecimento do passado, ao voltar, descobre que seus atos tiveram conseqüências inesperadas e desastrosas no presente. Isso é a Lei da Ação e Reação.Ela diz que uma ação, por menor que seja, tem sua reação, que pode tomar imensas proporções, como no efeito borboleta (ou teoria do caos): algo tão pequeno como o voo de uma borboleta, pode causar umtufão do outro lado do mundo, ou seja, fenômenos de pequeno fator provocam grandes transformações. No filme, a mente de Evan que é o desencadeador de todas as transformações. Ele vai percebendo aospoucos que sua intenção de voltar ao passado para reconstruir seu presente não tem sucesso, pois ele não pode controlar o livre-arbítrio humano. E onde estaria a idéia do livre arbítrio? Toda vez queEvan decide voltar e mudar alguma coisa fica bem claro o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, sendo ele benéfico ou não.
Resumindo, o filme acabatotalmente com a idéia de determinismo. Evan tem o poder de voltar ao passado e mudar seu presente. É uma idéia fictícia mas que demonstra claramente nosso poder de escolha, traçando nos mesmos a nossahistória, e sofrendo a conseqüência das nossas ações e nos faz refletir sobre o que somos capazes de fazer com a nossa vida e o poder e autonomia que temos para levarmos o presente de modo que nosso futuro...
tracking img