Resenha bauman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bauman, Zygmunt. Laços: para falar em ‘’nós’’.
‘’Aprendendo a pensar com a sociologia. RJ. Zahar. 2010

Resumo
O capitulo ''Laços: para falar em nós'' é constituído em duas partes. Na primeira oautor discute sobre forjar o consenso e lidar com o conflito em comunidade. Pode ser chamado de comunidade um grupo de pessoas não claramente definidas nem circunscrita, mas que concorde com algo queoutras rejeitem, comunidade é pensada como unidade natural.
Os laços comuns aparecem mais nos indivíduos, isolados que conduzem sua vida inteira, do nascimento à morte, em companhia das mesmaspessoas e que nunca se arriscam em outros lugares nem são visitadas por membros de outros grupos. O que é notável a comunidade é que ela sempre é passada, mesmo supondo que ela tenha existido, ela nãoexiste mais, e seu momento passou.
O sociologo alemão Maximilian Carl Emil Weber acreditava que a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de açãoque o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

Quem age contracomete aos olhos do grupo, atos que traem sua própria natureza, podendo, por isso, ser rotulados como regenerados e tolos, e ficar tão envolvido em arrogância oportunista a ponto de desafiar decisõesjá decretadas pela inevitabilidade histórica.
Comunidades diferem em termos da uniformidade que exigem de seus membros. Entretanto, o que estipulam tende a ser difuso mal definido e impossível deprever. Ainda que os defensores da unidade declarem neutralidade a respeito dos aspectos não espirituais da vida de seus integrantes, demandam prioridade para as crenças que advogam.

Na segunda parteo autor fala sobre ''Cálculo, racionalização e vidade grupal''. A maioria das organizações possui estatutos escritos, detalhando as regras institucionais a que membros devem aderir. Cabe observar se...
tracking img