Tecnolugia dos materiais

2755 palavras 12 páginas
Curso: CNC
Acção: 004
Formando: Cláudio Miguel Clemente Pinheirinho :Ricardo Cruz

Tecnologia dos materiais

Ligas Metálicas
As ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é metal.
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal.
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os sectores de electrónica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsénio, antimónio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo).
É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.
Ligas metálicas mais comuns no cotidiano: * Aço — constituído por Fe e C. * Aço inoxidável — constituído por Fe, C, Cr e Ni. * Ouro de Jóias — constituído por Au (75 %), Ag e/ou Cobre (25 %) para o ouro 18K. O ouro 24K é ouro puro. * Amálgama dental (utilizada em obturação) — constituída por Hg, Ag e Sn. * Bronze — constituído por Cu e Sn. * Latão (utilizado em armas e torneiras) — constituído por Cu e Zn.
As ligas metálicas podem ser classificadas em

Relacionados

  • Aula 4 6 E 8 Texto 2 3 E 4 GIDDENS Anthony Capitalismo E Moderna Teoria Social
    146369 palavras | 586 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas