Tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linux
O Linux atrai muitos usuários pelo fato do seu desempenho ser muito superior em relação a outros S.O., e por ser gratuito. Basta observar o preço dos computadores no mercado vendidos com o Windows e das maquinas equipadas com Linux. Apesar de não ser comum em computadores domésticos a utilização do Linux ele é bastante interessante para empresários, principalmente donos de pequenosnegócios.

* Breve Histórico

o Linux está presente em centenas de milhares de servidores, computadores pessoais e dispositivos portáteis em todo o mundo. Para muita gente, o Linux é meramente um sistema operacional. Esta definição não está errada, mas também não está completa. Na verdade, o Linux é parte de um todo, mais precisamente, é um kernel de código-fonte aberto, que foi - e é desenvolvido- ao longo do tempo graças à colaboração voluntária de desenvolvedores de várias partes do mundo.
1. A história do Linux
A história do Linux começa no ano de 1991, pelas mãos de um estudante universitário finlandês chamado Linus Torvalds. O Linux foi criado por ele, não totalmente do "zero", mas sim como uma variação do MINIX.
2. O surgimento do Linux
Linus Torvalds, então com quase 20anos, começou a estudar ciência da computação na Universidade de Helsinki, na Finlândia, em 1988. Cerca de dois anos depois, aproveitando o conhecimento que tinha e estava adquirindo sobre a linguagem C, decidiu criar a sua própria implementação de um terminal em seu recém-obtido computador 80386, principalmente para acessar o servidor UNIX da instituição de ensino. Isso porque ele já haviatestado o MINIX para esta finalidade, mas não estava satisfeito com os seus recursos.
A intenção de Torvalds era a de fazer com que o projeto rodasse especificamente em sua máquina 80386, com o desenvolvimento sendo feito a partir do MINIX. O trabalho avançou de tal forma que chegou um ponto onde Torvalds já tinha um kernel funcional em mãos.
Em 1991, Linus Torvalds decidiu divulgar abertamente o seuprojeto. Para isso, publicou mensagens na Usenet (uma espécie de antecessora da internet, baseada em troca de mensagens) pedindo sugestões e colaborações para a sua iniciativa.
O início da trajetória do Linux não foi isenta de problemas. Uma dos obstáculos que Torvalds teve que enfrentar foi às críticas do professor Andrew S. Tanenbaum, que em suas declarações afirmou que o "Linux é obsoleto",especialmente por este ter "design monolítico".
Tanenbaum não estava contente com o fato de o Linux ter sido preparado especificamente para rodar com o processador 80386 que, além de caro, teria sua arquitetura substituída futuramente, o que, na verdade, não aconteceu.
Linus respondeu às críticas e continuou seu trabalho, contando com o apoio de cada vez mais pessoas. Com o passar do tempo, oLinux acabou inclusive sendo portado para várias outras plataformas, o que certamente contribuiu para o seu sucesso.

* Interfaces Gráficas
O programa responsável pela parte gráfica do Linux é o XFree, que é um servidor de janelas. O XFree contém as especificações sobre como criar e manipular janelas, oferecendo ferramentas para que gerenciadores de janelas possam implementar uma interfacegráfica.

Gerenciadores de janelas são programas que controlam como as janelas devem ser apresentadas, a forma como os botões se posicionam, quais são suas funções, o que pode acontecer dentro de uma janela e coisas do gênero.

Quando solicitamos um programa a um gerenciador de janelas no Linux, o mesmo abre uma janela e coloca o programa dentro dela. Já que não precisamos nos preocupar comespecificações de janelas, visto que o XFree é o responsável por essa tarefa, não precisamos ser grandes programadores para desenvolver uma própria interface gráfica para Linux. Essa simplicidade oferecida pelo sistema de código-fonte aberto do XFree foi responsável pelo surgimento de várias interfaces gráficas para o sistema.

Ao contrário do Windows, no Linux podemos escolher a interface gráfica...
tracking img