Protocolo de kyoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Protocolo de Kyoto

O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional fechado entre os países industrializados e outros integrantes das Nações Unidas para redução da emissão de gases causadores doefeito estufa e do conseqüente aquecimento global, Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. Ratificado em 15 de março de 1998, o protocolo de Kyoto entrou oficialmente emvigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão).
Redigido o documento, era preciso ratificar para entrar em vigor. As assinaturascomeçaram a ser colhidas em 1998, mas o protocolo só entrou em vigor em 2004 depois que a Rússia aceitou a ratificação. Isso porque para entrar em vigor era necessário que o documento fosse ratificado porpelo menos 55 países e que representassem, no mínimo, 55% das emissões feitas em 1990. Cerca de 100 países já ratificaram o documento, mas os Estados Unidos, o maior emissor de gases poluentes do mundo(36.1%), não assinaram, alegando que a redução poderia acarretar em recessão e que as teorias sobre aquecimento global são questionáveis. Esse último argumento cada vez tem menos força na sociedadecientífica e, mesmo o governo George Bush, já começa a avaliar o problema com outros olhos, mas não sinaliza a assinatura do protocolo. A Austrália, que relutou em assinar, acabou aderindo em dezembrode 2007, durante a Conferência das Nações Unidas, que discutiu o relatório do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas, o IPCC
Apesar do apoio de ecologistas e da maioria doscientistas, o Protocolo de Kyoto recebe várias críticas. A principal delas é que as medidas podem causar recessão nos países desenvolvidos e com economias estáveis. O argumento foi usado pela Austrália,grande produtora de carvão mineral, e ainda é pelos Estados Unidos  para não ratificarem o tratado.
Economistas voltados para questões sociais dizem ainda que os mecanismos financeiros adotados podem...
tracking img