Tecnologias asp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
República de Angola
















Universidade Privada de Angola

















Pedro Gonçalves
Engenharia Informática
Turma.: Ein32
Nº de Matricula 1005448 ou 5462 (Cadeira em atraso)
Cadeira.: Aplicações Informáticas
Tema.: Tecnologias ASP
Prof.: Praia Augusto
Data.: 24 - 04 - 2010
Luanda - Angola








































Pedro Gonçalves
Engenharia Informática
Turma.:Ein32
Nº de Matricula 1005448 ou 5462 (Cadeira em atraso)
Tecnologias ASP
Aplicações Informáticas
Praia Augusto
Luanda - Angola

Sumário

Introdução

Breve história sobre o surgimento da tecnologia ASP

Introdução a Active Server Pages

Modo de Funcionamento Prático da ASP

Características da ASP

Vantagens do uso da ASP

Desvantagem

ReferenciasTecnologias ASP




















Introdução




A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, onde um misto de protocolos e serviços permitem ao usuário obter acesso à informação e se comunicar remotamente.
Trata-se da mais bem sucedida aplicação prática do conceito de interoperabilidade, conectividade de redes de tecnologias distintas.
A criação da World WideWeb (WWW) popularizou a rede. Este serviço para a transmissão multimédia de informações, implementado pelo protocolo de aplicação HTTP (Hypertext Transfer Protocol), realiza uma comunicação cliente-servidor, com base na requisição, visualização e transferência de arquivos.
Geralmente, os arquivos se apresentam no formato HTML (Hypertext Markup Language), podendo conter referências a outros tipos dearquivos (imagens, sons, vídeos,...).
Esse modelo de funcionamento limitou bastante o uso da Web, uma vez que as páginas HTML têm um conteúdo estático, ou seja, sempre são exibidas da mesma forma e não possibilitam nenhuma interacção com o usuário.

Para deixar a Web mais dinâmica e interactiva, criou-se o CGI (Common Gateway Interface). O programa é processado e o resultado desse processamento éenviado pelo servidor Web ao cliente, geralmente no formato HTML. O dinamismo do CGI está no fato do processamento poder retornar diferentes resultados, dependendo dos parâmetros informados pelo cliente (interacção) ao programa CGI.
Apesar de dar mais “vida” a Web, programas CGI possuem uma série de desvantagens técnicas, sendo a principal delas o fato de tais programas serem executados de formadiferenciada no Web Server.

Um servidor Web que recebe várias requisições simultâneas, facilmente se sobrecarrega e pára.

Por este motivo, surgiram, e ainda surgem a cada dia, tecnologias alternativas ao uso do CGI: ISAPI, NISAPI, IDC/HTX, Cold Fusion, Java Server Pages (JSP), Personal Home Page (PHP), Active Server Pages (ASP).

















Breve história sobre o surgimento da tecnologiaASP



Foi em 1996, durante a Site Builders Conference And The Professional Developers Conference que se realizou no mês de novembro naquele ano, que a Microsoft mostrou aos seus clientes uma nova linguagem de programação. Nascia à linguagem ASP. Era uma linguagem criada para funcionar nos servidores Microsoft de Internet (ISS). A linguagem ASP é derivada do BASIC e possui a mesma lógica e sintaxe.Antes da linguagem ASP era necessário que os programadores se preocupassem com coisas como a rapidez no acesso e quanto os servidores eram robustos para suportar os sistemas grandes e pesados sempre que esses fossem necessários. Também eram grandes os problemas para se manter ligações confiáveis aos DBMS.
A linguagem ASP acabou se tornando “um arroz de festa” em praticamente todos servidoresWindows da Internet. Isso se deve ao fato do Windows continuar sendo o sistema operacional mais amplamente usado no planeta. Então, a linguagem ASP “caiu como uma luva”, pois é oferecida gratuitamente no pacote do sistema. Além disso, pesa o fato de que o Visual Basic é uma linguagem muito popular e mesmo quem nunca teve um contacto directo com ela é capaz de aprendê-la com grande facilidade. A...
tracking img