Novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
IBPEX

MIQUEIAS MELLO


Novas Tecnologias Voltadas para a Criação
De Ambientes Interativos

RECIFE
2012

Miquéias Mello da Silva Ramos




Novas Tecnologias Voltadas para a Criação De Ambientes Interativos

Trabalho apresentado como requisito parcial a reposição da disciplina Gestão da Inovação do curso MBA empresarial doInstituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (IBPEX).
Profesor: Thiago dos Santos Paiva.



RECIFE
maio/2012

Sumario

1. Introdução 4
2. Objetivo 4
3. Interatividade 5
4. Evolução das Aplicações para Web 5
5. Ferramentas Voltadas para a Criação de Ambientes Interativos 7
5.1 Tecnologia.NET 7
5.2 ASP.NET 7
5.3 Framework 9
5.4 Tecnologia Java 10
5.6 Tecnologia AJAX 116 Conclusão 13
7 Referencias 14

1. Introdução

Com surgimento da informática mais e mais pessoas tiveram acesso a computadores, nesta evolução a necessidade de interagir com seus equipamentos se fez cada vez mais presente, mas para que isso ocorresse foi necessário a criação de novas tecnologias de desenvolvimento, sistemas rápidos, accessíveis de fácil assimilação e acima de tudointerativos. Iremos abordar algumas destas ferramentas e como elas contribuíram para a criação de ambientes interativos.

2. Objetivo
Destacar algumas tecnologias de desenvolvimento de sistemas e como elas contribuíram para criação de ambientes interativos.

Novas Tecnologias Voltadas para a Criação
De Ambientes Interativos.
3. Interatividade
Derivação de inteirar, tomar inteirocompletar, dar noticia completa, informar bem, esta definição é um verbete do Aurélio. A partir dos anos 80 tornou um termo revolucionário inovador da informática, dos meios de comunicação, dos brinquedos eletrônicos, do sistema bancário on-line, da publicidade e outros. Há uma crescente "indústria da interatividade", usando o adjetivo "interativo", para qualificar qualquer coisa cujo funcionamento permiteao seu usuário algum nível de participação ou troca de ações, termo aparentemente moderno, mas que a natureza realiza a milhões de anos a qual chamamos de SIMBIOSE (união entre dois seres vivos na qual ambos recebem benefícios).
4. Evolução das Aplicações para Web
As aplicações desenvolvidas para web eram estáticas desenvolvidas apenas para o acesso a documentos hipermídia que não eraminterativos, os mesmos continham ligações com outros documentos, para os quais os usuários poderiam navegar, mas na área da computação a imaginação é o limite, essa situação teve uma evolução rápida.
Em direção à esta evolução, documentos disponíveis em sua maioria passaram ser provenientes de bancos de dados na web, o usuário passou a acessar paginas construídas dinamicamente tendo em seu conteúdoinformações sempre atualizadas, os servidores passaram a executar a aplicação e retornar a sua saída, surgindo assim os Scripts CGI.
CGI é a junção da expressão inglesa Common Gateway Interface. Consiste numa importante tecnologia que permite gerar páginas dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para um programa alojado num servidor web. Assim, designam-se por scripts CGI ospequenos programas que interpretam esses parâmetros e geram a página depois de processar. O CGI foi concebido por forma a ser independente da linguagem utilizada. Atualmente tecnologias como ASP.NET, PHP,  Python continuam a utilizar a especificação. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/CGI.)
Apesar desse tipo de solução prover informações dinâmicas, por mais que o conteúdo da página variasse no navegadorele era sempre algo estático, o usuário precisava interagir melhor com ele, surgindo assim os Applets!
Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa (como o web browser), geralmente executa funções bem específicas. Os Applets em sua maioria tem algum tipo de interface de usuário, ou fazem parte de uma destas dentro de uma página da web. Isso os distingue de...
tracking img