Riscos ocupacionais no ambiente computacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RISCOS OCUPACIONAIS NO AMBIENTE COMPUTACIONAL

Jailson Fernandes Santos de Souza*

RESUMO

Este trabalho apresenta algumas questões relacionadas ao uso do computador e suas implicações diretas na principal ferramenta de usabilidade desse instrumento que é quem o faz funcionar verdadeiramente, o ser humano. As orientações aqui expostas tem como base estudos e consultas de vários autores esites da internet que baseados na Legislação Trabalhista Brasileira (NR-17) nos informam os perigos que a prática ocupacional destes instrumentos podem trazer a saúde humana, bem como a utilização normatizada e cuidadosa pode, também evitar transtornos e possíveis sequelas desnecessárias à vida do trabalhador como pessoa e usuário da tecnologia vigente e ocupante do espaço a isso determinado.Palavras Chaves: computador, perigos, saúde humana, orientações.

ABSTRACT

This work presents some issues related to computer use and its direct implications in primary tool usability of the instrument that is who makes it work truly human. The guidelines presented here is based on research and consultation of various authors and websites that based on Brazilian Labor Legislation (NR-17) informus that the practice occupational hazards of these instruments can bring to human health, as well as using standardized and careful can also avoid unnecessary inconvenience and possible sequels to the life of the worker as a person and user of technology and current occupant of the space given to it.

Key words: computer, hazards, human health, guidelines.

* Graduando do curso deLicenciatura em Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina-PE.
INTRODUÇÃO
O mundo contemporâneo é pontuado por coisas boas e más, ou seja, “faca de dois gumes”. Muitas coisas que podem servir muito bem pra uma coisa podem prejudicar em muito a outras. Não é diferente no meio computacional, essa ferramenta que não é muito nova mas representainovação tecnológica criada para o bem-estar do ser humano, propicia praticidade, velocidade e até superação de obstáculos que sem ela seriam praticamente intransponíveis ou mesmo problemas insolúveis. Sem os computadores no ambiente profissional, empresarial tanto quanto no pessoal e residencial, muitas conquistas não seriam possíveis.
No entanto, como muitos remédios vendidos em farmácias edrogarias que curam alguns males e causam outros. O ambiente computacional nos reservam alguns perigos que precisam ser levados em consideração pois afetam diretamente o corpo e consequentemente vida dos seus usuários.

1. O QUE SÃO RISCOS OCUPACIONAIS?
Os vários tipos de riscos ocupacionais envolvem não só os riscos de acidentes com lesões, mas também os riscos psicológicos por motivo ocupacional.Os riscos ocupacionais são os perigos que incidem sobre a saúde humana e o bem-estar dos trabalhadores associados a determinadas profissões. Embora sejam feitos esforços para reduzir os riscos de acidentes no trabalho, esses riscos continuam presentes em indústrias, empresas em geral, estabelecimentos comerciais e demais ambientes profissionais. Reconhecer os riscos ocupacionais é o primeiropasso para elaborar e implementar em programas de segurança do trabalho e redução de riscos com o intuito de manter a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente os que atuam em locais insalubres, como na indústria de mineração ou no setor elétrico.

2. O QUE É SAÚDE OCUPACIONAL?

Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade devida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.
A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao...
tracking img