Tecnologias ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

ETE EFLUENTES OELOSOS
O presente material refere-se a uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que tem como objetivo tratar o efluente oriundo da lavagem das motos e reutilizá-lo na própria lavagem.
À medida que o preço do petróleo continua a subir e o aumento das emissões de dióxido de carbono continua a ter impacto no clima e nos ecossistemas do nosso planeta, autilização das tecnologias ambientais torna-se indispensável para desenvolver as nossas economias de forma mais sustentável.
As tecnologias ambientais fornecem soluções para diminuir os influxos de substâncias, reduzir o consumo de energia e as emissões, reaproveitar os subprodutos e minimizar os problemas da eliminação de resíduos. Melhoram a eco-eficiência, ou seja, permitem "fazer mais commenos", apóiam a aplicação de sistemas de gestão ambiental e tornam os processos produtivos mais ecológicos.
Existem grandes oportunidades na Europa para utilizar melhor as mais recentes tecnologias nos domínios da energia, dos transportes e dos materiais utilizados. As empresas europeias são especialmente fortes na produção de energias renováveis e na gestão e reciclagem de resíduos, sectores ondedetêm uma percentagem do mercado mundial de 40 % e 50 %, respectivamente.
As tecnologias ambientais são igualmente utilizadas para recolher informações sobre o ambiente – acompanhamento e recolha de dados para identificar a presença de poluentes, alterações na ocupação dos solos ou para detectar os efeitos na saúde humana através da bio-monitorização.
As tecnologias ambientais têm potencialpara, durante a próxima década, contribuir para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa até 25–80 %, a destruição da camada de ozonio até 50 % e a acidificação e eutrofização até 50 %. O sector da água enfrenta o desafio de desenvolver tecnologias novas e mais econômicas que incluam os aspectos energéticos e as externalidades ambientais. Estão igualmente previstos avanços tecnológicossignificativos e uma expansão do mercado no que diz respeito a soluções de aproveitamento de resíduos para a produção de energia em pequena escala e ao desenvolvimento de sistemas de energia de biomassa em pequena escala.
Para concretizar o potencial das tecnologias ambientais, será necessário criar maior aceitação do mercado. O desconhecimento dos custos reais da obtenção, utilização e eliminação demateriais e energia continua a representar um grande obstáculo para uma maior implementação das eco-inovações.
Os consumidores e os investidores precisam de conhecer com mais exatidão o desempenho e os benefícios ambientais das diferentes tecnologias para poderem comprar e financiar com toda a confiança produtos que são frequentemente novidade no mercado. Para apoiar este objetivo, osresponsáveis políticos europeus estão atualmente a debater a forma como deverá processar-se a verificação dessas tecnologias.

Para dar uma noção da importância da reciclagem da água, em 1958, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas formulou uma política de gestão de áreas carentes de recursos hídricos que suporta o seguinte conceito: “a não ser que exista grande disponibilidade, nenhuma água deboa qualidade deve ser utilizada para usos que toleram águas com qualidade inferior”. Essa afirmação nos leva a considerar que a prática do reuso é essencial, ou seja, o efluente a ser aproveitado não necessita de um tratamento superior ao mínimo necessário para o fim específico a que se destina.
Além da necessidade de se reutilizar a água de forma adequada visando um ganho ambiental em empresasautomotivas, segundo ALLEN & WEBER (1978) a reciclagem da água e do sabão pode também ser lucrativa, reduzindo em 70% os custos com a água e em 90% com os detergentes. Isso nos mostra que o exercício da atividade de lavagem de automotivos acompanhado de um processo adequado de tratamento da água, possibilita a mitigação dos passivos ambientais e ainda leva a um retorno econômico na atividade....
tracking img