Tecnologia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Tecnologia ambiental ou tecnologia verde é a aplicação das ciências ambientais para a proteção e conservação da natureza, espaço natural ou biodiversidade, no sentido de prevenir ou mitigar os impactos negativos do homem no ambiente. Nos tempos atuais, a tecnologia ambiental ganhou uma nova força, no sentido de corresponder às necessidades impostas pelo desenvolvimento sustentável. Assuas aplicações percorrem os vários ramos das ciências ambientais, desde os mecanismos de controlo de poluição, passando pelas novas tecnologias de desenvolvimento limpo.(1)
.

Palavras-chave: auditoria ambiental, gestão ambiental, tecnologia ambiental, SGA

1- INTRODUÇÃO

Auditoria Ambiental é um instrumento para determinar a natureza e a extensão de todas as áreas de impacto ambiental deuma atividade existente. A auditoria identifica e justifica as medidas apropriadas para reduzias as áreas de impacto, estimas o custo dessas medidas e recomenda um calendário para sua implementação. Auditoria Ambiental nada mais é do que um processo de auditoria convencional, mas que também incluem em seus objetivos, escopo e critérios de avaliação, o quesito ambiental. Sendo assim, este tipo deauditoria segue o mesmo processo de uma auditoria operacional.(2)
A exigência cada vez maior do mercado por organizações que adotem um modelo de gestão sustentável tem levado às empresas a uma busca pela melhoria de seus processos no intuito de atender a legislação aplicável e diminuir, ou até mesmo eliminar os impactos ambientais de suas atividades.
No mesmo sentido, também é cada vez maior ointeresse dos consumidores por produtos ambientalmente corretos o que faz das iniciativas ambientais das empresas, e o consequente marketing atrelado a elas, uma jogada estratégica na busca por mercados e consumidores.
O problema é quando as empresas dedicam mais energia ao marketing de suas ações do que aos resultados em si. Aproveitando-se do “marketing verde” sem que haja um comprometimento (ouresultado) verdadeiro e significativo. Desta forma, as chamadas “auditorias ambientais” tornaram-se ferramentas imprescindíveis para a verificação e fiscalização das empresas e uma avaliação de seus sistemas de gestão.
Surgidas na década de 70, nos EUA, como uma forma de, voluntariamente, as empresas verificarem seu atendimento à legislação e se prepararem para eventuais fiscalizações da EPA(Environmental Protection Agency), a agência ambiental norte-americana, as auditorias ambientais acabaram se tornando uma técnica de gerenciamento bastante difundida não só nos EUA, mas também na Europa.
Nos países em desenvolvimento as auditorias ambientais ganharam projeção a partir da publicação das normas ISO (International Organization for Standardization), embora no Brasil já existissemregulamentos legais neste sentido desde a década de 90 nos Estados de Minas Gerais (Lei N.º 10.627/92), São Paulo (Lei N.º 790/91 no município de Santos), Rio de Janeiro (Lei N.º 1.898/91) e Espírito Santo (Lei N.º 4.802/93).(3)

2- DESENVOLVIMENTO

A NBR ISSO 14001 define o SGA como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as pratica, osprocedimentos e recursos para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa. Normalmente considera-se 4 etapas: Definição e comunicação do projeto, Planejamento do SGA, Instalação do SGA, Auditoria e Certificação.
Genericamente, podemos definir as auditorias ambientais como um procedimento sistemático através do qual a organização irá avaliar sua adequação a critérios ambientaispreestabelecidos que podem ser: normas técnicas (como a ISO14001, por exemplo), requisitos legais, requisitos definidos por clientes ou pela própria empresa. Mas, as definições de auditorias ambientais podem variar dependendo do seu âmbito de aplicação.(4)
Podemos dividir a classificação das auditorias ambientais como sendo aquelas realizadas por órgãos fiscalizadores,entidades de controle...
tracking img