Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Ergonomia ?

E qual sua importância para o Tecnólogo em Segurança do Trabalho ?

Por.: Paulo Francisco Pereira***

O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS ( leis, normas e regras). É portanto uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplicaregras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano, isto é, adaptação do trabalho ao homem. Para a realização de seus objetivos,a ergonomia estuda uma diversidade de fatores relacionados com o homem, a máquina, o ambiente, a informação, a organização, e as conseqüências do trabalho na saúde do trabalhador.

AErgonomia está presente no dia a dia das pessoas, pois as suas aplicações estão presentes na indústria, na mineração, no setor de serviços e no próprio lar.

Uma das principaiscaracteristicas da Ergonomia é sua interdisciplinalidade. Existem diversos profissionais ligados com a questão ergonômica, seja relacionado à saúde, ao projeto de maquinas e equipamentos ou a organização dotrabalho por si.

Oficialmente, a Ergonomia nasceu em 1949, derivada da época da 2ª Guerra mundial. Duarnte a guerra, centenas de aviões, tanques, submarinos e armas foram rapidamentedesenvolvidos, bem como sistemas de comunicação mais avançados e radares. Ocorre que muitos destes equipamentos não estavam adaptados às características perceptivas daqueles que os operavam, provocando erros,acidentes e mortes.

Como cada soldado ou piloto morto apresentava problemas seríssimos para as Forças Armadas, estudos e pesquisas foram iniciados por Engenheiros, Médicos e Cientistas,afim de que projetos fossem desenvolvidos para modificar comandos (alavancas, botões, pedais, etc.) e painéis, além do campo visual das máquinas de guerra. Iniciava-se assim, a adaptação de tais...
tracking img