Tecnologia nas familias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









































































SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 7
4.REFERÊNCIAS..................................................................................................8
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de proporuma reflexão sobre a expansão da inclusão digital por meio da internet banda larga entre as famílias brasileiras nos últimos anos, além dos vários tipos e aspectos de tecnologias que, nos possibilitam o uso da internet banda larga e como ela vem influenciando a nossa sociedade. O texto discorre sobre como a sociedade está reagindo diante as novas tecnologias, como essa nova era da inclusãodigital afeta a vida da sociedade e como superar a necessidade de adaptação a essa realidade digital.








DESENVOLVIMENTO

Desde a antiguidade já existia tecnologia, esta era simples, envolvia objetos que pudessem auxiliar em um trabalho ou atingir um determinado objetivo. A tecnologia moderna se desenvolveu após a revolução industrial, tornando-a diferente da utilizada na antiguidadepor ser baseada na ciência, e vem ocupando cada vez mais espaço na sociedade, trazendo inúmeras possibilidades de conhecimento e interação entre o mundo. Uma delas é a internet, que surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos da guerra fria e que vem invadindo gradativamente os lares das famílias brasileiras.
No princípio, uso da internet era restrito aos professores, estudantes efuncionários de universidades e instituições de pesquisas, mas a partir de 1995, usuários fora das universidades passaram a ter acesso à internet e as empresas privadas passaram a oferecer esse serviço. Devido a grande procura por esse serviço, foram surgindo estabelecimentos como lanhouses, que possibilitava ás classes sociais baixas (que não possuíam computadores), o acesso a mesma. Como todatecnologia avança rapidamente, assim se fez com os aparelhos eletrônicos, diminuindo então o custo dos mesmos, possibilitando que as classes baixas adquirissem computadores e sucessivamente a acesso a internet em suas residências, o que comprova a pesquisa realizada que ano de 2011, que o acesso a internet em residências cresceu 20% em relação a 2010, diminuindo os acessos a internet nas lanhouses, que ,consequentemente apresentaram nesse mesmo período uma queda de 18%.
A internet evoluiu muito, e está cada vez mais presente em nossas vidas, há um tempo, as conexões eram lentas e seu uso se restringia a um local específico, hoje já podemos contar com conexões muito rápidas e com a comodidade da internet móvel. Para complementar, abordaremos a seguir os diferentes tipos de conexões etecnologias que possibilitam o acesso à internet.
A internet teve inicio com a utilização de cabos e fios, e a primeira conexão se deu através da rede discada (Dial Modem) a partir de uma linha telefônica, mas por ser uma conexão muito lenta e por impossibilitar o uso do telefone ao mesmo tempo, hoje pouco se usa.
A tecnologia xDSL, (Digital Subscriber Line ou linha de assinante digital) é uma opçãode internet banda larga mais rápida que a discada e possibilita o usuário a utilizar o telefone ao mesmo tempo.
Internet a cabo. Algumas empresas te TV a cabo decidiram aliar essa tecnologia a internet, dispensando a linha telefônica e permitindo a divisão da mesma para o uso em mais de uma máquina através de roteadores wireless.
Wi-Fi. Se trata de uma versão sem fio da banda larga comum,distribuída através de um roteador.Utilizando um adaptador wireless para captar o sinal, essa tecnologia pode ser utilizada também em celulares, smartphones e até mesmo alguns computadores domésticos.
Redes ad-hoc. Essa tecnologia faz com que o computador se transforme em uma espécie de roteador. O interessante é que ela se estende a outros aparelhos como impressoras e possibilita a criação de...
tracking img