Tecnologia do concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

3 - FUNDAÇÕES CONVENCIONAIS
APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: • Determinar o número de furos de sondagem, bem como a sua localização; • Analisar um perfil de sondagem; • Saber escolher a fundação ideal para uma determinada edificação; • Especificar corretamente o tipo de impermeabilização a ser utilizada em alicerce;• Especificar o tipo de dreno e a sua localização.

3.1 - SONDAGENS Não querendo invadir o campo da Engenharia de Fundações, damos nestas anotações de aulas, um pequeno enfoque sobre fundações mais utilizadas em residências unifamiliares térreas e sobrados, ficando a cargo da Cadeira de Fundações aprofundar-se no assunto. É sempre aconselhável a execução de sondagens, no sentido de reconhecer osubsolo e escolher a fundação adequada, fazendo com isso, o barateamento das fundações. As sondagens representam, em média, apenas 0,05 à 0,005% do custo total da obra. Os requisitos técnicos a serem preenchidos pela sondagem do subsolo são os seguintes (Godoy, 1971): • • • • Determinação dos tipos de solo que ocorrem, no subsolo, até a profundidade de interesse do projeto; Determinação dascondições de compacidade (areias) ou consistência (argilas) em que ocorrem os diversos tipos de solo; Determinação da espessura das camadas constituintes do subsolo e avaliação da orientação dos planos (superfícies) que as separam; Informação completa sobre a ocorrência de água no subsolo.

3.1.1 - Execução da sondagem A sondagem é realizada contando o número de golpes necessários à cravação de parte deum amostrador no solo realizada pela queda livre de um martelo de massa e altura de queda padronizadas. A resistência à penetração dinâmica no solo medida é denominada S.P.T. Standart Penetration Test. A execução de uma sondagem é um processo repetitivo, que consiste em abertura do furo, ensaio de penetração e amostragem a cada metro de solo sondado. Desta forma,, em cada metro faz-se,inicialmente, a abertura do furo com um comprimento de 55cm, e o restante dos 45cm para a realização do ensaio de penetração. (Figura 3.1) As fases de ensaio e de amostragem são realizadas simultaneamente, utilizando um tripé, um martelo de 65kg, uma haste e o amostrador. (Figura 3.2) (Godoy, 1971)

30

55cm - Abertura 100cm 45cm - Ensaio

55cm - Abertura 100cm 45cm - Ensaio

Figura 3.1 - Esquema desondagem

peso guia

Operador

haste

amostrador

Figura 3.2 - Equipamento de sondagem à percussão

3.1.2 - Resistência à penetração O amostrador é cravado 45cm no solo, sendo anotado o número de golpes necessários à penetração de cada 15 cm. O Índice de Resistência à Penetração é determinado através do número de golpes do peso padrão, caindo de uma altura de 75cm, considerando-se onúmero necessário à penetração dos últimos 30 cm do amostrador. Conhecido como S.P.T. 31

A Tabela 3.1 apresenta correlações empíricas, que permite uma estimativa da compacidade das areias e da consistência das argilas, a partir da resistência à penetração medida nas sondagens. (Godoy, 1971)
Tabela 3.1 - Compacidade das areias e consistência das argilas "in situ" (Godoy, 1971)

COMPACIDADES ECONSISTÊNCIAS SEGUNDO A RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO - S.P.T. SOLO DENOMINAÇÃO No DE GOLPES Compacidade de areias e siltes Fofa ≤4 arenosos Pouco Compacta 5-8 Med. Compacta 9 - 18 Compacta 19 - 41 Muito Compacta > 41 Consistência de argilas e siltes Muito Mole 19

3.1.3 - Determinação do número de sondagens a executar Os pontos de sondagem devem ser criteriosamente distribuídos na área em estudo, edevem ter profundidade que inclua todas as camadas do subsolo que possam influir, significativamente, no comportamento da fundação. No caso de fundações para edifícios, o número mínimo de pontos de sondagens a realizar é função da área a ser construída (Tabela 3.2).

Tabela 3.2 - Número mínimo de pontos em função da área construída (NBR8036/1983)

ÁREA CONSTRUÍDA de 200m² até 1,200m² de...
tracking img