Tecnologia do concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paulo Roberto dos Reis Barbosa
Sidney Ferreira de Sousa








DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DOS AGREGADOS GRAÚDOS.















Palmas - TO
19/09/2011







Paulo Roberto dos Reis Barbosa
Sidney Ferreira de Sousa










DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DOSAGREGADOS GRAÚDOS.




Relatório referente ao ensaio realizado em laboratório, do curso de Engenharia Civil, coordenado pelo Prof. Maria Carolina, coordenador da disciplina de Tecnologia do Concreto.





Palmas - TO
19/09/2011
SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO DO AGREGADO GRAÚDO 4
3 JUSTIFICATIVA 4
4 NORMAS TÉCNICASPERTINENTES 5
5 METODOLOGIA 5
5.1 EQUIPAMENTOS NECESSARIOS PARA TESTE 5
5.2 PROCEDIMENTOS 6
6 RESULTADO E DISCUÇÃO 7
7 CONCLUSÃO 9
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10


introdução

Este ensaio tem como objetivo determinar a composição granulométrica do agregado graúdo para concreto. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras doconcreto. A finalidade primordial dos estudos granulométricos é encontrar a composição granulométrica que dê a maior compacidade possível, requerendo boa pasta de aglomerante, acarretando economia e aumento da resistência dos concretos. As especificações fixam limites de granulométricos entre os quais deve estar compreendida a composição granulométrica de um agregado a ser empregado em concreto.O agregado ocupa de 65% a 85 % da massa do concreto. Através dos resultados da composição granulométrica iremos classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho extraindo valores que auxiliarão nos estudos de dosagem do concreto, tais como a determinação do Módulo de Finura que indicará possíveis variações desuperfície nos agregados, e da Dimensão Máxima Característica que permitirá selecionar o agregado graúdo adequando segundo as dimensões das peças a serem concretadas, como o espaçamento entre ferragens, diâmetro mínimo de tubulações e no bombeamento do concreto.




OBJETIVO DO AGREGADO GRAÚDO



Esse ensaio verifica a composição granulométrica contida em diferentes peneirassuperior a manha 4,8mm , que são agitadas por uma base vibratória, assim se obtém as massas do agregado em diferentes tamanhos. E se determina o módulo de finura, que será a soma das % de grãos retidas acumuladas nas peneiras da série normal, divididas por 100.



justificativa

O conhecimento da composição granulométrica do agregado, tanto graúdo quanto miúdo, é de fundamentalimportância para o estabelecimento da dosagem dos concretos e argamassas, influindo na quantidade de água a ser adicionada ao concreto, que se relaciona com a resistência e a trabalhabilidade do concreto, se constituindo em fator responsável pela obtenção de um concreto econômico. A granulometria ótima é a que, para a mesma resistência (mesmo fator água/cimento) e mesma consistência, corresponde aomenor consumo de cimento (concreto mais econômico).

NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES


NM-ISO 3310-1:1996 - Peneiras de ensaio - Requisitos técnicos e verificação Parte 1: Peneiras de ensaio com tela de tecido metálico
NBR 7211 – Agregados para concreto – Especificação.
NM 26:2000.- Agregados – Amostragem.
NM 46:2001– Agregados Agregados - Determinação do material fino que passaatravés da peneira 75 um, por lavagem.
NM 27:2000– Agregados - Redução da amostra de campo para ensaios de laboratório.





metodologia

A metodologia utilizada neste trabalho para apresentar os dados abaixo foi por meio de conhecimento com aula prática no CEULP/ULBRA, em Palmas-TO. Outro método visado para este trabalho foi a obtenção de conhecimento do conteúdo da Norma...
tracking img