Tecnologia do concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Civil

Relatórios de Tecnologia do Concreto

Palmas – TO
2011

Engenharia Civil

DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA DO AGREGADO MIUDO

DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECIFICA DO AGREGADO MIUDO POR MEIO DO FRASCO DE CHAPMAN
E
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DO AGREGADO MIÚDO

Relatórios apresentados como requisito parcial da disciplina Tecnologia do Concreto do curso deEngenharia Civil do CEULP/ULBRA.

02 de março de 2012

Engenharia Civil

ENSAIO DE LABORATÓRIO PARA AGREGADO MIÚDO

Relatórios apresentados como requisito parcial da disciplina Tecnologia do Concreto do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA

02 de março de 2012

INTRODUÇÃO

Este é o primeiro ensaio da disciplina de Tecnologia do Concreto da turma 3317 para se determinar a massaunitária (NBR 7251/1982) e específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman (NBR 9779/1987), e determinar a composição granulométrica do agregado miúdo (NBR – 7217).
Este ensaio foi aplicado nos dias 13 e 27 de fevereiro de 2012 no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/ULBRA, e tudo conforme as normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O processoexperimental é o modo racional e otimizado de se avaliar os fenômenos ocorrentes do meio natural, e possibilita, acima de tudo, analisar seus comportamentos.
Entende-se por agregado, o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inertes, de dimensões e propriedades adequados para uso em obras de engenharia. São agregados as rochas britadas, os fragmentos rolados no leito dos cursos d’águae os materiais encontrados em jazidas, provenientes de alterações de rochas. Os agregados desempenham um importante papel nas argamassas e concretos, quer do ponto de vista econômico, quer do ponto de vista técnico, e exercem influencia benéfica sobre algumas características importantes, como retração, aumento da resistência ao desgaste, entre outros sem prejudicar a resistência aos esforçosmecânicos, pois os agregados de boa qualidade tem resistência mecânica superior á da pasta do aglomerante. Alguns agregados são obtidos por extração direta do leito dos rios, por meio de dragas (areias, seixos), e , ás vezes, de minas (areias)
De acordo com as normas vigentes da ABNT, o agregado miúdo é o material que passa na peneira de abertura de malha quadrada de 4,8 mm de lado, entendendo – sepor material que passa aquele que contem até 15% de grãos retidos na peneira especificada. Entende-se por agregado miúdo normal ou corrente, a areia natural quartzosa ou o pedrisco resultante do britamento de rochas estáveis, com tamanhos de partículas tais que no máximo 15% ficam retidos na peneira de abertura de malha quadrada igual a 4,8 mm.
Devem-se distinguir, para o material sob a forma deagregado miúdo, duas espécies de massa específica; - Massa Específica real que é a massa da unidade do volume, excluindo deste, os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos. Sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman. A Massa Específica Aparente : é a massa da unidade de volume, incluindo neste, os vazios, permeáveis, contido nosgrãos.
Massa Unitária; é a massa da unidade de volume aparente, isto é, incluindo no volume os vazios entre os grãos. Massa unitária de um agregado no estado solto, é a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente. A massa unitária tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dela, que se podem as composições das argamassas e concretos dadas empeso para o volume e vice-versa.
A massa unitária é influenciada pelos seguintes fatores: - Modo de enchimento do recipiente; Forma e volume do recipiente - Umidade do agregado. Quanto ao modo de enchimento, podemos fazer variar a massa unitária, conforme a areia seja lançada (massa unitária no estado solto) ou lançada e adensada (massa unitária compactada).

A composição...
tracking img