Tecnologia de produtos derevados

1054 palavras 5 páginas
HIDRÁULICA – 4ª AULA

A hidráulica, em seu conceito mais simples, é a arte de captar, conduzir, elevar e utilizar a água, aplicando-lhe as leis da mecânica dos líquidos.
Pode ser ela definida como a parte da Mecânica Aplicada que estuda o comportamento da água e dos demais líquidos em repouso ou movimento, tratando ainda de estabelecer as leis respectivas.

Os trabalhos hidráulicos são conhecidos desde a mais remota antiguidade. As grandes civilizações antigas que se fixaram em regiões áridas, mas próximas de cursos de água facilmente aproveitáveis, foram nascidas e conservadas graças à utilização eficientes de seus recursos hidráulicos. Há mais de 3.000 anos a. C., os egípcios já haviam construído obras hidráulicas monumentais, para a irrigação das margens do Nilo; os habitantes da Mesopotâmia já utilizavam os recursos da irrigação para sua produção agrícola e os babilônios, além da irrigação, já eram pródigos em serviços de drenagem.

Inicialmente, a Hidráulica consistia apenas em uma arte empírica. As grandes obras hidráulicas da antiguidade foram executadas com conhecimentos obtidos pela tradição. Os primeiros conhecimentos científicos só tiveram início com Arquimedes, cerca de 200 anos a. C., quando este sábio enunciou o seu célebre principio de Hidrostática, relativo às pressões sobre os corpos imersos. Praticamente, só a partir do século XVII a ciência hidráulica teve progresso com estudos de Stevin e Galileu, ainda em relação Hidrostática, e de Torricelli, que enunciou o primeiro teorema da Hidrodinâmica e estabeleceu a relação entre a carga e a velocidade de escoamento de um filete líquido, através de um orifício em parede delgada. Depois de Torricelli, Pascal completou os trabalhos de Stevin, enunciando o seu célebre princípio sobre a distribuição das pressões no seio de uma massa líquida em equilíbrio, o imaginou a prensa hidráulica. No século XVIII, Daniel Bernoulli demonstrou teoricamente o teorema de Torricelli, tentado por Newton, e

Relacionados