Tecnologia computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
FACI - Departamento de Informática
Material de Apoio a disciplina de Fundamentos da Computação
Profa. Jiani Cardoso

- - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - -- - - - - -- - - - - - - - - -- - - - - -- - - - - - - - - -- - - - - -- - - - - - - - - -- - - - - -- -


GERAÇÃO DE COMPUTADORES

Quanto acaracterística de construção os computadores podem ser classificados, como:

1ª GERAÇÃO: computadores baseados em tecnologia de VÁLVULA.
• Circuitos eletrônicos a válvula;
• Datam de 1946 a 1957 (59?);
• Utilizavam cerca de 20000 válvulas eletrônicas;
• Quebravam após algum tempo de uso contínuo;
• Utilizavam linguagem de máquina, sem SO (as instruções eram introduzidasmanualmente em linguagem de máquina);
• Não eram muito confiáveis, pois como queimavam com freqüência, não se podia confiar nos resultados finais;
• Precisam de enormes sistemas de refrigeração para controlar a temperatura;
• Consumiam muita energia e quilômetros de fios;
• Eram enormes; Memória de 2K. Vel. milésimo de seg. (10-3 s)
• Exemplos: MARK I (inicio 1937), ENIAC (inicio1943), EDVAC I (sucessor do ENIAC),UNIVAC I (1º computador produzido em escala comercial) (computadores eletrônicos)
• Linguagem Assembly surgiu na década de 40.


Válvula: é um tubo de vidro do qual foi praticamente tirado todo o gás, criando um ambiente de vácuo, contendo eletrodos e grades metálicas, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas transformam sinaiselétricos em zeros e uns. É um dispositivo que conduz corrente elétrica em um só sentido.




Com a II Guerra Mundial, as pesquisas aumentaram nessa área. Nos Estados Unidos, a Marinha, em conjunto com a Universidade de Harvard e a um grupo de engenheiros da IBM, começou a funcionar em 1944 o Mark I, um gigante eletromagnético. Mark I tinha cerca de 17m. de comprimento por 2,5 de altura,pesada cerca de 5 toneladas e quando em funcionamento fazia um barulho infernal. Utilizado pela marinha como um calculador de tabelas para uso na navegação, era capaz de calcular integrais e diferenciais. O MARK I trabalhava números com 23 decimais e realizava as quatro operações aritméticas. Utilizava 15.000 relés e outros dispositivos eletromecânicos.
Dispunha ainda de subrotinas integradasque calculavam funções logarítmicas e trigonométricas. Era um calculador “lento” demorando 3 a 5 segundos para efetuar uma multiplicação, mas era totalmente automático e podia realizar cálculos extensos sem intervenção humana.

O ENIAC (Integrador e Calculador Numérico Eletrônico) entrou em funcionamento em 1946. É considerado o primeiro computador digital eletrônico. Desenvolvido peloexército americano e a Universidade da Pensilvânia para calcular a trajetória de projéteis e ajudar a decifrar códigos secretos, usados na Segunda Guerra. Fazia 50 multiplicações por seg e 500 adições por seg. Utilizava cerca de 1500 relés, diversos resistores, capacitores, indutores, consumia cerca de 140 KW (quilowatts de potência) (suficiente para iluminar uma aldeia) e tinha cerca de 18.000válvulas.
Cada válvula funcionava como um interruptor de luz, que ligava e desligava, soltando pequenas cargas elétricas. Esse movimento era interpretado assim: se a válvula ligasse, o computador entendia 1 (um). Se desligasse, era 0 (zero). O computador lia esses zeros e uns, e ia formando combinações de números, assim: 0011101011, por exemplo. Cada seqüência dessas significava uma coisa. Umdígito era representado por 10 válvulas. Ocupava 3 salas com um total de 72 metros quadrados, era refrigerado por dois ventiladores movidos por motores Chrysler de 12 CV e tinha uma massa de cerca de 30 toneladas. Sua memória podia registrar até 20 números de 10 dígitos cada um. Consta que, em média, tinha uma avaria em cada 6 horas de funcionamento. Diz-se que 90% do tempo de pausa do ENIAC,...
tracking img