Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da segurança da informação Empresarial




Resumo

A gestão segurança da informação na empresa é um aspecto muito importante. Uma falha, um descuido e a falta de conhecimento podem gerar prejuízos altíssimos as organizações. Atualmente as leis que a defendem são fracas, porém a formas de prevenção de que incidentes ocorram dentro das organizações. É nesse contexto queo presente trabalho está estruturado, apresentando sinteticamente e de forma introdutória, um apanhado sobre os principais conceitos relacionados à Segurança da Informação e Direito Digital para, a partir daí, estudar os processos para implantação de normas de segurança com a finalidade de proteger a informação dentro das organizações.

introdução

Cada vez mais o trabalho de a gestãosegurança da informação exige um maior preparo a fim de evitar riscos no uso das próprias medidas de proteção da empresa. A falta de informação geralmente é o que leva as pessoas a cometerem condutas inadequadas. Se a empresa orienta-se seus funcionários devidamente os incidentes como sair de sua estação de trabalho deixando o computador ligado e habilitado para uso através de sua identificação, passarsua senha e identificação de acesso a outro colega, utilizar a internet para fins pessoais, deixar documentos confidenciais soltos esquecidos na impressora, portar dados sigilosos em dispositivos móveis como um pen-drive ou notebook, entre outros incidentes que bastaria uma boa orientação e a criação de um código de ética para preveni-los.
Desta forma, fica clara a necessidade da criação de umcódigo de ética.
Abrangendo também a Tecnologia de Informação e o uso de normas e processos para prevenção e medidas a serem tomadas após incidentes.

A importância da segurança da informação nas empresas.

Vivemos em um mundo globalizado, com o espaço geográfico fragmentado, porém fortemente articulado pelas redes, onde a informação, independente do seu formato, é um dos maiores patrimônios deuma organização moderna, sendo vital para quaisquer níveis hierárquicos e dentro de qualquer instituição que deseja manter-se competitiva no mercado. Considerada um ativo importantíssimo para a realização do negócio a informação deve ser protegida e gerenciada.
Nos últimos anos as tecnologias de informação e comunicação têm evoluído de forma rápida, fazendo com que as organizações tenham maioreficiência e rapidez nas tomadas de decisão, devido a este fato as chances de uma empresa não usar sistemas de informação tornou-se praticamente nula. Neste contexto a importância de se utilizar mecanismos de segurança e de armazenamento das informações é vital para a sobrevivência e competitividade destas organizações.
No passado a questão segurança da informação era muito mais simples, pois osarquivos contendo inúmeros papéis podiam ser trancados fisicamente, porém com a chegada das tecnologias da informação e comunicação a questão ficou bem mais complexa, hoje a maioria dos computadores conecta-se a internet e conseqüentemente a internet conecta-se a eles, além disto, sabemos que dados em formato digital são portáteis, este fato fez que estes ativos tornassem atrativos para ladrões.Mas isto não é tudo, existem inúmeras situações de insegurança que podem afetar os sistemas de informação como incêndios, alagamentos, problemas elétricos, poeira, fraudes, uso inadequado dos sistemas, engenharia social, guerras, seqüestros, etc.
Portanto podemos dizer que não existe segurança absoluta, torna-se necessário agirmos no sentido de descobrir quais são os pontos vulneráveis e a partirdaí avaliar os riscos e impactos, e rapidamente providenciar para que a segurança da informação seja eficaz.
Infelizmente o que vemos na prática é que muitas empresas não dão o devido valor a esta questão e por muitas vezes o preço é muito alto, portanto o melhor caminho é reduzir ao máximo quaisquer riscos às informações, seguindo um trajeto no sentido único de manter a integridade e a...
tracking img