Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1

1.1BRAÇO MECÂNICO HIDRÁULICO
O projeto é uma maquete que explica a Lei de Pascal, simulando o movimento de um braço mecânico hidráulico real utilizado em escavadeiras,caminhões Munk, e em equipamentos de fábrica.

1. INTRODUÇÃO
Apresentaremos como trabalho de conclusão do curso de mecânica técnica do Instituto de Cultura Técnica (I.C.T) o Braço Hidráulico comoforma de intensificar o nosso aprendizado na área de mecânica.Decidimos fazer esse projeto porque tínhamos curiosidade em saber como é o funcionamento do Braço Mecânico, como é realizado o seu movimento.E através de pesquisas decidimos fazer uma maquete usando os princípios da Hidráulica.E esse projeto nos ajuda a melhorar os conhecimentos nas aulas de hidráulica e pneumática.
No cotidiano aspessoas se deparam com inúmeras maquinas que simplificam suas atividades físicas extenuantes e penosas, diminuindo muito seu esforço físico.
O nosso projeto é Braço mecânico hidráulico que possui movimentos na vertical e é acoplado a uma garra.O braço é utilizado para transportar cargas pesadas, possui sistema hidráulico que da força maior ao braço mecânico, a posição dos cilindros foilevada em conta para poder dar duas ampliações distintas, pressão e alavanca, dando assim mais força para levantar cargas, além de aumentar a produtividade do trabalho e também diminuir a mão de obra visando um maior lucro.



1.3DESCRIÇÕES DO PROJETO
O projeto braço mecânico hidráulico envolve, dentro da área de automação, os atuadores hidráulicos sendo pesquisado em livros de mecânica ena internet em sites devidamente próprios para tal área da mecânica. Com base nos itens encontrados, o desenvolvimento se dará durante o aperfeiçoamento do trabalho.


1.3.1APRESENTAÇÃO
Por sua natureza, os sistemas Hidráulicos e pneumáticos constituem-se em uma forma concreta de aplicações dos princípios da mecânica dos fluidos compressível e incompressível a qual embasa odesenvolvimento de componentes.
Por outro lado, os conceitos de automação e controle estão intimamente relacionado com hidráulica e pneumática, pois esta área da tecnologia possui dispositivos para atuação mecânica rotacional e translacional para uma vasta gama de forças, torques, velocidades e rotações. .O estudo da automação e controle engloba diversas áreas como lógica booleana, teoria de controle emetrologia.
Assim sendo conforme será visto efetiva compreensão desta área implica em mesclar estas várias disciplinas enfatizando alguns aspectos para o domínio da hidráulica e outros mais pneumáticas.

1.3.2FUNCIONAMENTO
Segundo o princípio de Pascal, que fora enunciado em 1952 por Blaise Pascal (1623-1662), demonstra que uma variação na pressão aplicada em um fluido idealincompressível confinado é transmitida integralmente para todas as posições do fluido e para as paredes do recipiente que o contem.

No braço mecânico cada articulação e montado com dois cilindros, a força feita na menor é proporcional á sua área, ou seja, bem pequena.Quando o fluido é pressionado para o outro embolo, ele produz uma força também proporcional a esta área , de modo que a forçaserá tanto maior for a área correspondente.
Quando se pressiona o embolo pequeno, como mostra na figura 2.3.São extremamente difícil de impedir que o embolo maior suba, pois, como já foi explicado, a força nele é muito maior.
O sistema explica os princípios de Pascal e Stevin e simula o funcionamento de qualquer dispositivo hidráulico, como freios de automóveis, direção hidráulica ebraço mecânico hidráulico, por exemplo.
O principio de Pascal é uma das aplicações tecnológica mais interessante na física.Com ele, podemos aplicar uma força em uma situação, e a força pode ser multiplicada muitas vezes, dependendo da área de sua aplicação.

1.4DELIMITAÇÃO
O projeto braço mecânico hidráulico envolve dentro da área de automação os atuadores hidráulicos sendo...
tracking img