Tec de infor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos Linguísticos
Prof. Luís Cláudio Dallier

UNISEB Centro Universitário

26/2/2013

Módulo 1.1 Unidade 3
A contribuição de Saussure

UNISEB Centro Universitário

Saussure - 1916
ALinguística, tal como conhecemos hoje, começa com o Curso de Linguística Geral, do suíço Ferdinand de Saussure.

3

Saussure é reconhecido pelo seu Curso de Linguística Geral, que deu à Línguauma ciência autônoma, independente.
Saussure foi além da concepção comparativista e historicista em que ele foi formado para uma noção de língua centrada sobre a ideia de estrutura. Saussureestabelece como objeto de estudo a língua, e não qualquer linguagem.

commons.wikimedia.org
4

A Língua – objeto de estudo
• A língua é um sistema de signos. • A primeira dicotomia ou antinomia deSaussure:

langue / parole
Par conceitual fundamental por meio do qual Saussure separa o essencial do acidental e focaliza o objeto primeiro da teoria linguística.
5

Langue / Parole
Saussureintroduziu uma distinção entre língua (ou langue) como um sistema global de regularidades, e fala (ou parole), constituída pelas expressões reais em si.
O verdadeiro objetivo do linguista é a langue decada comunidade: as regularidades do léxico, da gramática e da fonologia que toda pessoa absorve ao ser criada numa comunidade particular de fala.
6

Langue / Parole
Langue - sistema de signos e decaráter coletivo, interesse de estudo do linguista. “É a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo que, por si só, não pode nem criá-la, nem modificá-la.” “A língua é um sistema de signos queexprimem ideias” e o signo, por sua vez, “é social por natureza”. (Saussure)
7

Langue / Parole
Parole – de caráter individual, identificada como uma atividade linguística concreta. Não há nadade coletivo na fala (parole), pois suas manifestações são individuais e momentâneas. Saussure considerava o caráter individual, acessório e mais ou menos acidental da fala como impedimento para...
tracking img