Teatro dom camurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOM CASMURRO

NARRADOR: A vida de Bento transcorre sem maiores incidentes até a 'célebre tarde de novembro' de 1857, quando, ao entrar em casa, ouve pronunciarem seu nome e esconde-se rapidamente atrás da porta. Na conversa entre sua mãe e o agregado José Dias, que morava com a família. Bentinho, como era então chamado, fica sabendo que sua mãe se mantém firme na intenção de colocá-lo noseminário a fim de seguir a carreira eclesiástica, segunda promessa que fizera a Deus caso tivesse um segundo filho, já que o primeiro morrera ao nascer:
JOSÉ DIAS: D. Glória, a senhora persiste na idéia de meter o nosso bentinho no seminário? Não me parece bonito ver o nosso Bentinho metido nos cantos com a filha do vizinho.
D. GLÓRIA: metido nos cantos ?
JOSÉ DIAS:É modo de falar.. de segredinhos,um na casa do outro, sempre juntos. A pequena é uma desmiolada.. Compreendo o seu gesto; parece-lhe que todos tem a alma cândida.
D. GLÓRIA: Mas, SR José Dias, tenho visto os pequenos brincando.. Não se esqueça que foram criados juntos.. Em todo caso, vou tratar de metê-lo no seminário quanto antes.
NARRADOR: Bentinho saiu do corredor, indo para seu quarto enquanto pensava nas vozes confusas deJosé Dias “ SEMPRE JUNTOS, EM SEGREDINHOS”.
BENTO: Não era feio meninos como eu andarem nos cantos com as meninas, afinal, eu amo Capitu. E Capitu, será que me ama ?
NARRADOR: Bento ficou pensando nisso, e repensou em sua amizade com ela, e teve ainda mais certeza que a amava. Desceu as escadas a caminho da casa dela, para contá-la o que acabara de ouvir.
BENTO: Mamãe quer me levar para oseminário, mas eu não quero, é escusado teimarem comigo.
CAPITU: Beata, carola, papa-missas!! Estou com raiva.
NARRADOR: Bento nunca tinha visto Capitu xingar sua mãe assim, quis defende-la mas Capitu não deixou, continuou falando:
CAPITU: Agora você vai entrar!!
BENTO: Não entro
CAPITU: Você verá se entra ou não.. AH! Tive uma idéia, José Dias!
BENTO: O que tem José Dias ?
CAPITU: Ele gostamuito de você. Diga a ele para falar com D. Glória, para não te meter no seminário, mas fale como um homem !
BENTO: Prometo falar com ele !
NARRADOR: Na mesma noite, Bento correu falar com José Dias
BENTO: Peço-lhe um favor.
JOSÉ DIAS: Um favor? Que é ?
BENTO: Mamãe quer que eu seja padre, mas eu não posso ser padre. Estou pronto para ser do que for do seu agrado. Mas padre não !
JOSÉ DIAS: Éuma promessa, sonho de longos anos. Irei falar com sua mãe, mas não prometo vencer.
NARRADOR: No dia seguinte José Dias tentou falar com D. Glória, mas foi em vão.
D. GLÓRIA: Mas é claro que irei metê-lo no seminário, é minha promessa.
NARRADOR: José Dias derrotado saiu da sala e contou para Bentinho o fracasso que tinha sido, ele já sabia que não iria conseguir. Bento se conformou, e sabia queiria para o seminário, e cada vez que pensava no seminário, percebia que estava cada vez mais apaixonado por Capitu. Bento foi até a casa dela:
BENTO: Você jura uma coisa ? Jura que só há de casar comigo ?
CAPITU: Claro que juro, ainda que você case com outra, cumprirei meu juramento, não casando nunca !
NARRADOR: Bentinho e Capitu de abraçaram felizes... Alguns meses depois, Bento foi para oseminário de São José. Sua despedida não foi longa:
D. GLÓRIA: Minha filha, você vai perder o seu companheiro de criança...
NARRADOR : Capitu e D. Glória se abraçaram. Bentinho se foi... Já fazia uma semana que ele estava lá, e não parava de pensar em Capitu. José Dias foi visitá-lo
BENTO: Sr. José Dias, e a minha saída daqui ?
JOSÉ DIAS: Isso é negócio meu. Tenha paciência, será ainda este ano.BENTO: Tudo bem então. E Capitu, como está ?
JOSÉ DIAS: Tem andado alegre, como sempre; é uma tontinha. Aquilo enquanto não pegar algum peralta da vizinhança que case com ela, não vai sossegar.

BENTO: Ah, tudo bem então, venha mais vezes me visitar.

NARRADOR: José Dias saiu da sala. Bento ficou muito preocupado com o que tinha acabado de ouvir sobre Capitu, ficou pensando no assunto....
tracking img