Teatro contemporaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEATRO CONTEMPORANEO
O teatro contemporâneo pode-se dividir em quatro momentos socio-politicamente distintos:

- Período pré-republicano entre 1881 e 1920
- Período de vigência da republicademocrática entre 1910 e 1926
- Período da ditadura entre 1926 e 1974
- Período pós revolucionário entre o fim do seculo e início do sec.xx

A produção teatral continuando as tendências firmadasdesde o naturalismo, introduz drama histórico, o drama de costumes, a comédia de situações, do drama rural, o drama psicológico e o drama histórico dá preferência a histórias contemporâneas, comproblemas reais de personagens comuns, particularmente aplaudidos por uma plateia burguesa.
Na Alemanha por volta de 1910 teve inicio o expressionismo, um movimento de rejeição ao naturalismo e a encenaçãoque pretendia criar uma ilusão da realidade, o expressionismo inovou o cenário buscando mostrar a expressão do sentimento humano, os primeiros expressionistas no teatro foram Geog Kaiser (1878-1945)e Ernest Toller (1893-1939)

Com a ascensão do nazismo, muitos artistas estavam preocupados em trabalhar temas coletivos, reforçando a abordagem anti naturista, que passa a ser conhecida comoTeatro Épico. A Opera dos três vinténs é uma obra que apresentou uma nova forma de teatro musical, misturando a estética de cabaré com a sátira de cunho social, que pretendia despertar o espectador parauma reflexão critica.
Já na Itália pretendia-se glorificar a violência, a força e a industrialização.
São varias as personalidades do teatro contemporâneo que merecem destaque, tais como JosephChaikin, Eugenio Barba, Peter Brook, Richard Schener,
Sob a censura e sofrendo a concorrência do cinema e da radio foram raras as companhias que conseguiram continuar, pois muitas foram obrigadas adesistir dos seus projetos por falta de recursos.
Entre as que sobreviveram e marcou a renovação do teatro português durante o regime salazarista destaca-se a fundação por Antonio Pedro do Teatro...
tracking img