Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Empreendedorismo

2.1 Conceito

Entende-se como Empreendedorismo o ato de aproveitar oportunidades, inovando, planejando, arriscando. Como a própria palavra sugere trata-se de empenhar algo ou idéia de maneira perseverante, não importando qual a área, como por exemplo, um novo negócio, processo, produto ou método.
Não se trata de conceito novo, mas sim de uma visão secular. SegundoDolabela (2006):
"empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza".
Para Barreto (1998);
"empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada",
Já para Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimentode pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
Assim, o conceito de empreendedorismo encontra-se na necessidade de realizar algo, e que esta realização pode ser desenvolvida em qualquer ponto da vida, dados os desejos e a oportunidade (Bridi e Souza, 2005).Ainda sobre o mesmo assunto Hisrich e Peters (2004), relatam que, o conceito de empreendedorismo fica mais refinados quando são considerados princípios e termos de uma perspectiva empresarial, administrativa e pessoal. E que existem várias definições distintas para empreendedorismo, quase todas as definições, há um consenso de que falam de uma espécie de comportamento que inclui tomariniciativas, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático aceitar o risco ou fracasso.
Outro conceito que os autores relatam de empreendedorismo, é que.

O empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza. A riqueza é criada por indivíduos que assumem os principais riscos em termos de patrimônio, tempo e/ oucomprometimento com a carreira ou que proveem valor para algum produto ou serviço. O produto ou serviço pode ou não ser novo ou único, mas o valor deve de algum modo ser infundido pelo empreendedor ao receber e localizar as habilidades e os recursos necessários (HISRICH e PETERS 2004, p.24).

Segundo Drucker (1986), empreendedor é um indivíduo que consegue transferir recursos econômicos de um setor combaixa produtividade para um setor com produtividade elevada e com maiores rendimentos, sobre o mesmo assunto o autor relata que.

O “empreendedor”, dizia o economista francês J.B Say por volta de 1880, “ transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. Porém, definição de Say não nos diz quem é esse“empreendedor”. E desde que Say cunhou o termo, há quase duzentos anos, tem havido uma total confusão sobre a definição de “empreendedor e “ empreendedorismo”(DRUCKER 1986, p.26).

Sendo assim empreendedorismo é o processo de criar algo novo, mudam ou transformam com valor, dedicando o tempo e os esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes sempre em buscade agregar valor a atividade realizada tendo como recompensas a satisfação e independência econômica e pessoal.
Existem vários acontecimentos históricos que se caracterizam como ações empreendedoras, segundo Bridi e Souza (2005) a origem da palavra empreendedorismo vem do francês enterprender, que significa empreender, e que um exemplo do surgimento do empreendedorismo no mundo foi com MarcosPolo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente.
Sobre o mesmo assunto Hisrich e Peters (2004 p.27) diz que.
Um exemplo inicial da primeira definição de empreendedor como “ intermediário” é Marco Polo, que tentou estabelecer rotas comerciais para Extremo Oriente. Como intermediário Marco Polo assinava um contrato com uma pessoa de recursos ( o Precursor do atual capitalista de...
tracking img