A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITOS ACERCA DA ARTE DA GUERRA (RESUMO DA OBRA).

A arte da guerra é de importância vital para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína.Assim, em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.

1.1 PREPARAÇÃO DOS PLANOS

A arte da guerra é governada por cinco fatores constantes, que devem ser levados em conta. São : a lei moral, océu, a terra, o chefe, o método e a disciplina.

A lei moral faz com que o povo fique de acordo com seu governante, seguindo-o sem se importar com a vida, sem temer perigos. O céu significa a noitee o dia, o frio e o calor.

morte. O chefe representa a virtude da sabedoria, sinceridade, coragem
A terra compreende as distâncias, grandes e pequenas; as oportunidades de vida e

Método edisciplina compreendem a disposição do exército em subdivisões adequadas, a manutenção das estradas por onde os suprimentos devem chegar as tropas e o controle dos gastos militares.

Esses cinco fatoresdevem ser familiares a cada general. Quem os conhecer, será vencedor; quem não os conhecer, fracassará.

O general que vence uma batalha, fez muitos cálculos no seu templo, antes de ser travado ocombate. O general que perde uma batalha, fez poucos cálculos antes.

Então, fazer muitos cálculos conduz à vitória e poucos à derrota; até onde mais, levará a falta de cálculo! É graças a esse ponteque podemos prever quem, provavelmente, vencerá ou perderá.

1.2 GUERRA EFETIVA

Quando nos empenhamos numa guerra verdadeira, se a vitória custa a chegar, as armas dos soldados tornam-se pesadase o entusiasmo deles enfraquece. Nunca esqueça: quando suas armas ficarem pesadas, seu entusiasmo diminuído, a força exaurida e seus fundos gastos, outro comandante aparecerá para tirar vantagem desua penúria. Então nenhum homem, por mais sábio, será capaz de evitar as conseqüências que advirão.

Um general, uma vez declarada a guerra, não perderá um tempo precioso esperando reforços, nem...
tracking img