Tcm-projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O TCM (Trabalho de Conclusão de Módulo)é um relatório escrito do projeto Integrador onde se relata como o plano de negócio foi desenvolvido,sempre seguindo as normas vigentes na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
No projeto Integrador é apresentado o plano de negócio da empresa escolhida pelo grupo,no qual detalham-se todas as ideia sobre a empresa emquestão, avalia seu potencial de lucro, fluxo de caixa, rentabilidade, markenting, etc e ensina ao aluno ser empreendedor,porque analisa e formaliza todos o aspectos do negócio.
Através do projeto Integrador todas as disciplinas do Módulo Básico interagem,pois são desenvolvidas as competências exigidas pelo mercado de trabalho,como a importância de um trabalho em equipe,a informatização,acapacidade de gerenciar,calcular e se comunicar.
Este trabalho contribui na formação do aluno de maneira que o mesmo adquire confiança,criatividade,espírito empreendedor e disciplina,tornando-o capaz de entrar no mercado de trabalho.



























1 - DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento de uma empresa é a maneira que o grupo do projetointegrador busca para expandir suas idéias quanto a criação de uma empresa. Dessa forma, relata-se para que ela serve, o que pode oferecer e por que é importante tê-la no mercado.Tendo em vista esta importância, percebeu-se necessidae do desenvolvimento desta empresa, a qual atua no ramo de construção civil.
Visando que a população cresce de maneira desenfreada, os comércios são abertos emgrandes proporções todos os dias, ou seja, tendo-se maior população, o número de construções também são maiores, o que leva a existência de um depósito de materiais para construção.



1.1 APRESENTAÇÃO


A apresentação de uma empresa é fundamental no processo de prospecção de clientes. Muitas empresas se descuidam, ignoram, ou mesmo desconhecem essa influência; ela é protagonista deum momento chave na relação com seus futuros clientes, a primeira impressão.
Ela precisa ser a melhor possível para que seu futuro cliente construa uma imagem positiva da empresa, devendo conter quem é a empresa, com um breve histórico da atuação da mesma, apresentando a empresa ao mercado,relatar sobre seus produtos e serviços,seu diferencial das outras empresas já existentes no mercado.A apresentação da empresa foi feita da seguinte forma:
“Comércio varejista de materiais para construção em geral, há quase quarenta anos de tradição no mercado e há seis na atual administração, contando com ampla variedade de produtos, desde o alicerce até o acabamento, sempre honrando o compromisso de garantir a satisfação de seus clientes.”


1.2 PRODUTOS E SERVIÇOSEstes são componentes que fazem parte do marketing da empresa, responsável por definir o que o cliente quer. A palavra produto também diz respeito aos serviços prestados.
Os clientes procuram produtos de acordo com seus benefícios ou sua utilidade. No processo de definição do produto, deve- se buscar esclarecer do que se consiste o produto, a quem se destina, para que serve, qual odesempenho, o que pode influenciar o cliente a optar por este produto frente aos dos concorrentes, e também definir o momento em que este é utilizado. Todas estas informações vão permitir a identificação dos critérios a serem avaliados e desenvolvidos em relação aos produtos da empresa.
A empresa conta com grande variedade de produtos, buscando sempre vender pelo menor preço, prazo de entrega dentrodo estipulado e produtos de qualidade. Entre os principais produtos comercializados estão: cimentos e argamassas, materiais elétricos, materiais hidráulicos em geral, esquadrias de alumínio, louças sanitárias, ferragens e forro de PVC.



1.3 ORGANOGRAMA



Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização, mostrando como estão dispostos os órgãos ou...
tracking img