Resenha responsabilidade social e empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Pós Gestão Empresarial – III Turma




















Responsabilidade Social Empresarial do Varejo no Brasil


Juracy Gomes Parente
Fanny Michaan Terepins
FGV-EAESP









Cleonise Ana Klein
Flávia Costa
Jessyca Souza
Suzane Niclote












Francisco Beltrão – PR
Novembro - 2011Resenha Bibliográfica








Responsabilidade Social Empresarial do Varejo no Brasil.
Juracy Gomes Parente e Fanny Michaan Terepins. Revista ANGRAD, v. 10, n. 4, Outubro/Novembro/Dezembro 2009.






A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) divide-se em 04 (quatro) categorias: a econômica, a legal, a ética e a filantrópica, as duas últimas passaram a ter umreconhecimento maior nos últimos anos.
A primeira categoria compõe o topo da pirâmide, a econômica tem a responsabilidade de prover a relação entre os bens e serviços. A legal, também denominada de contrato social entre a sociedade e a empresa, visa fundamentar e dar suporte aos aspectos econômicos, dentro das diretrizes da lei. Na responsabilidade ética, delimitam-se as práticas almejadas ouproibidas pela sociedade e que não tem respaldo legal, ou seja, são os padrões, regras e expectativas para com o público que será atendido. Finalizando as categorias, a filantrópica prega o voluntariado, em que a sociedade almeja que a instituição empresarial tenha intenções idôneas e que tenha como foco a qualidade de vida de quem será contemplado pelas ações da empresa.
Porém alguns autorespregam que as ações filantrópicas empresariais customizam-se com a cultura e valores pessoais dos executivos e funcionários que o praticam, suplantando os reais objetivos sociais.
Parente & Terepins apud Porter e Kramer (2002, p.45) afirmam que: “Quanto mais relacionada estiver a melhoria social com a área de atuação da empresa, mais ela gerará benefícios econômicos”. Desta forma a empresa devefocar na sociedade em que esta inserida, desempenhando atividades dentro de sua alçada, quanto mais estreito for à filantropia corporativa com as estratégias da empresa, maiores e mais benéficos serão os resultados conquistados.
Outro conceito dentro da Responsabilidade Social é o Stakeholder, o qual denomina a pessoa ou o grupo social que afeta ou pode ser afetados pelos objetivos eatividade de uma empresa.
Os projetos de RSE têm melhor desempenho através de parcerias entre organizações institucionais com ou sem fins lucrativos, e os resultados são impulsionados se o engajamento também for aderido pelas lideranças.
Os passos de RSE são mensurados pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, sendo este uma associações de Ongs, criado em 1998, com o intuito deestimular ações empresariais brasileiras de cunho social. Possuem um conjunto de ferramentas repassadas às empresas para avaliação e diagnóstico dos estágios da RSE, agregando no aprendizado e auxiliando no desempenho das etapas do programa de responsabilidade e posteriormente nos resultados obtidos.
As autoras utilizaram de pesquisa exploratória e qualitativa para atender os objetivos e asrelações dentro de sistemas e culturas, para assim avaliar a conduta dos atores da empresas que representam a RSE. Foram estudados vários casos e comparados posteriormente, utilizando a variação máxima da amostra, onde os fatores escolhidos foram a origem de capital, tipo de produto ou serviço comercializado pela empresa, tipo de gestão e estágio de desenvolvimento de SER. Detectado inicialmente pormeio de dados secundários levantados. As empresas foram selecionadas através da Exame pelos seus faturamentos, sendo a maioria localizadas no Estado de São Paulo, pela diversidade e localização para coleta de dados, seguindo as características de empresa nacional e multinacional, gestão familiar ou executiva, diversidade no setor de atividade e empresas em diferentes estágios de desenvolvimento...
tracking img