Oohdm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Método OOHDM

  O método OOHDM é um dos métodos de modelagem de aplicações hipermídia mais utilizados atualmente. Embora seja trabalhoso e penoso de ser realizado oresultado final é o que compensa. Um site modelado pelo OOHDM possui uma estrutura sólida e robusta, sem falar da documentação. Todo diagrama produzido em cada uma das fases do modelo OOHDM é uma excelente fonte de documentação.O OOHDM é apontado como um dos mais promissores métodos que já surgiram para este fim.
OOHDM considera o processo de desenvolvimento da aplicação hipermídia como um processo de quatro atividades, desempenhadas em uma mistura de estilos iterativos e incrementais de desenvolvimento; em cada etapa um modelo é construído ou enriquecido, sendo elas:
- Projeto Conceitual (Modelagem Conceitual)
-Projeto de Navegação
- Projeto da Interface Abstrata
- Implementação

A modelagem conceitual é a etapa que se destina a análise do domínio da aplicação. Constrói-se um Esquema de Classes Conceituais que represente os objetos e relacionamentos existentes no domínio da aplicação. Nesta etapa preocupa-se com a estrutura conceitual da informação, deixando de lado a aparência e as formas deuso. A construção de um esquema conceitual bem elaborado poderá implicar em seu reuso, quando dentro do mesmo domínio

Pode-se mensurar o ganho das aplicações hipermídia na noção de navegação, sendo a aplicação uma visão navegacional do modelo conceitual.

No projeto navegacional é definido o universo de objetos navegacionais , seus acessos e suas transformações.

Já no projeto deinterface, especifica-se que objetos de interface serão vistos pelo usuário e, particularmente, a forma que tomarão diferentes objetos navegacionais.

Vantagens inerentes à Utilização do Modelo OOHDM

- Desenvolvimento de aplicações com base em objetos, tornando-os mais robustos e de fácil modificação.
 - São utilizadas premissas de modelagem (objetos, classes), simplificando a transição deuma atividade para outra.
- Há poderosos formalismos, já existentes para especificar a estrutura, o comportamento e as relações dos objetos e podemos adaptá-los ao campo da hipermídia.
- Reutilização de componentes existentes, quando descritos como objetos, é altamente viável em novas aplicações

Levantamento de Requisitos

A Análise de Requisitos é a primeira atividade técnica nodesenvolvimento do software, e pode ser entendida como responsável por definir os serviços que um sistema deverealizar, sua interface com os demais elementos e sob quais restrições o sistema deveoperar. os requisitos dos sistemas devem estabelecer o que o sistema deve fazer ao invés de como isto será feito. especificação um documento de requisitos de software é montando.

Modelagem Conceitual
Amodelagem conceitual ou de domínio destina-se à compreensão do domínio problema e à construção de modelos adequados deste domínio, enquanto o projeto lida com abstrações no universo do software e tende a maximização da modularidade e do reuso. O modelo do projeto é independente da implementação no sentido em que, embora possa levar em consideração algumas configurações de implementação, não écondicionado por um ambiente de implementação em particular.
Ela tem por objetivo a construção de um esquema contendo classes, objetos, relacionamentos e subsistemas existentes para o domínio especificado. A descrição de classes segue a notação da orientação a objetos, mas seus atributos podem ser multi-tipados, representando assim diferentes perspectivas da mesma entidade real. E Agregação eGeneralização/Especialização são utilizadas para aumentar o poder de abstração do sistema.
Este esquema consiste de um conjunto de objetos e classes unidos entre si por relacionamentos; como os objetos são instâncias de classes, um relacionamento entre as classes faz com que o relacionamento entre os objetos seja abstraído.
Obtêm-se, dessa maneira, três mecanismos de abstração: Agregação,...
tracking img