Tcc pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSILAINE HOLOSBACK SIERRA

INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS





HORTOLÂNDIA
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSILAINE HOLOSBACK SIERRA

INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Trabalho de Conclusãode Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para a obtenção do Título de Pedagogo.




HORTOLÂNDIA
2011

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho de conclusão de curso ao meu marido Leandro que me apoiou durante todo o curso de graduação, sem medir esforços e ao meu filho Pedro Henrique que chegou para nos alegrar, e desde abarriga participou do desenvolvimento deste trabalho!

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me iluminado e abençoado nos três anos e meio de faculdade, sem Ele nada disso seria possível.
Agradeço também meus sogros Elidia e Antônio pelo apoio incondicional durante todo o curso.
A direção da escola em que trabalhei neste período: Elaine Ferraz, Maria Inês e Catia Maria portoda orientação, ajuda e compreensão.
As meninas com quem estudei Eunice e Aparecida, obrigada pelos anos de amizade e trabalho. Aos demais colegas de curso e a equipe do pólo presencial que sempre colaborou e tentou nos auxiliar da melhor forma possível, o meu muito obrigada.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................... .....05

2. COMO INCLUIR A CRIANÇA DE SEIA ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS (FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLOGIA) ....................................................................................08

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................... 19

4.REFERÊNCIAS..........................................................................................22

INTRODUÇÃO

O tema escolhido por mim para compor este trabalho de conclusão de curso foi a inclusão da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos. Procurei mostrar em minha pesquisa como incluir esta faixa etária em um mundo bem diferente do que estão acostumadas sem que sejam prejudicadas, já que setrata de uma idade que ainda vive totalmente no mundo do brinquedo, do colorido e da fantasia, o que geralmente não é encontrado nas escolas de ensino fundamental e vimos que muitas destas escolas também não tiveram tempo de se preparar para receber estes alunos, o que acabou prejudicando o desenvolvimento de alguns deles, como veremos no decorrer deste trabalho. Veremos também porque foi feitaesta mudança tão importante e ao mesmo tempo tão grave no ensino em nosso país, qual a posição e contribuição de nossos governantes, os pontos positivos e negativos de toda esta mudança.
A pergunta que busquei responder no desenrolar desta pesquisa foi como incluir as crianças de seis anos de idade no ensino fundamental de nove anos, pois não se trata apenas de construir novas salas de aula ou demudar esses alunos de escola, de uma menor para uma maior, existe muitas complicações e muitos problemas envolvidos com esta mudança que não parece, mas pode acabar prejudicando nossas crianças se for implantada de qualquer jeito, sem a preocupação de trabalhar com essa idade corretamente para que aconteça o desenvolvimento cultural e intelectual desejado.
Meu objetivo foi mostrar as dificuldadesque atravessaram na implantação deste novo modelo de ensino, como as autoridades se omitiram em relação à construção de novas salas de aulas e a contratação de professores capacitados para acolher corretamente esses alunos, a falta de material adequado que obrigou muitas escolas a buscar recursos próprios para adquirir este tipo de material, que não é barato, e vi também professoras que...
tracking img