Tcc marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

Com as constantes propostas de inovação do mercado as empresas prestadoras de serviços contábeis precisam acompanhar as tendências globalizadas, pois, os clientes estão cada vez mais exigentes, em função disso precisa-se do marketing de relacionamento para fidelização do cliente que se faz cada vez mais necessária.
Deacordo com Kotler (1970), para tornar os clientes satisfeitos, o primeiro passo é identificá-los, porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece. Depois de identificá-los, é necessário aprender sobre eles, conhecer suas necessidades e desejos, e utilizar essas informações para estreitar o relacionamento.
As empresas devem definir como um dos seus maiores objetivos manteremrelacionamentos duradouros com seus clientes por meio da fidelização dos mesmos, efetivando o marketing de relacionamento.
Segundo Roberto Madruga, a fidelização não e eterna, mas, quanto maior o tempo de duração da relação, maiores as chances de beneficios mutuos. Uma empresa saudável, com consumidores valiosos por um longo tempo, obtem margem de lucro suficiente para investir nacriação de valores e beneficios, principalmente para os clientes que se dedicam mais. A fidelização é um estágio de relacionamento a ser atingido e não apenas condições promocionais de curta duração.
A fidelização dos clientes através do marketing de relacionamento é uma abordagem no qual conseguimos medir, gerenciar e criar valor, transformando os clientes satisfeitos em clientesfiéis e que é um processo continuo e de longo prazo. As empresas devem utilizar todas as ferramentas disponíveis para estreitar o seu relacionamento com seus clientes, entendendo suas necessidades e oferecendo um diferencial que faça com que eles retornem e permanecem fieis.
Esta pesquisa propoe explorar o marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização de clientes nasempresas prestadoras de serviços contabeis

1.2 PROBLEMÁTICA

No mercado extremamente competitivo em que vivemos atualmente, as empresas devem focar no excelente atendimento aos clientes e dedicar uma atenção especial a captação e fidelização dos mesmos.
Investigando e explorando a fundo a necessidade do marketing de relacionamento e o significado de fidelização dosdiversos tipos de clientes, as empresas devem customizar seu próprio marketing de relacionamento e seu plano de fidelização dos clientes.
Desta forma o presente trabalho visa a seguinte questão: Como o marketing de relacionamento pode contribuir para a fidelização dos clientes nas empresas prestadoras de serviços contábeis?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Geral

Identificarcomo o marketing de relacionamento pode ser usado como ferramenta no processo de fidelização de clientes nas empresas prestadoras de serviços contábeis.

1.3.2 Específicos

• Analisar os perfis dos clientes e suas expectativas no atendimento de suas necessidades;
• Avaliar a importância dada pelos clientes das empresas prestadoras de serviços contábeis ao marketing derelacionamento;
• Analisar estratégias de fidelização de clientes;
• Apresentar planos de fidelização, identificando os critérios dos clientes para se tornarem fieis aos serviços para serem implantados em empresas contábeis.

1.4 JUSTIFICATIVA

O marketing de relacionamento utilizado de maneira correta é eficaz para o sucesso de qualquer empresa alcançando a tão sonhada vantagem competitiva.Dedonatto e Mazzioni (2004) defenderam a importância do marketing contábil, como instrumento de comunicação estratégica competitiva profissional ao afirmarem que: teoricamente, a comunicação não tem sido aceita como um instrumento hábil e tampouco como conhecimento científico apropriado, do qual o profissional da contabilidade pudesse valer-se no exercício de sua atividade. Os...
tracking img