Tcc-logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL

4º SEMESTRE

LOGÍSTICA REVERSA: RECICLAGEM DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

SÃO PAULO

2009

I Introdução

O mercado atual vem se tornando cada vez mais exigente, e com isso, as empresas buscam vantagens competitivas no sentido de manter seus negócios e a satisfação de seus clientes.Empresas de diferentes setores buscam soluções comerciais adequadas nos processos de pós-consumo e pós-vendas. Devido às questões comercias e ambientais, as empresas se responsabilizam quanto ao controle do ciclo de vida de seus produtos e também o que fazer com os produtos que precisam ser descartados pela sociedade. Neste sentido aplica-se a Logística Reversa.

A sociedade em geraltem se preocupado e cobrado das empresas a conscientização com relação os assuntos ligados ao meio ambiente e a responsabilidade ambiental de tudo que é produzido e consumido e através da logística reversa fechando o ciclo produtivo.

II Problema

Uma das áreas de menor exploração na logistica reversa é a reciclagem de lâmpadas fluorescentes, um item pouco representado quando levados emconsideração a outros bens de pós-consumo recicláveis. Como evidenciar a importância da logistica reversa na reciclagem de lâmpadas fluorescentes para a prevenção do meio ambiente?

III Objetivo

Diante do tema “Logística Reversa na reciclagem de lâmpadas fluorescentes” este estudo objetivou-se em proporcionar melhor entendimento dos processos que envolvam a reciclagem de lâmpadas fluorescentes,focando aspectos sócio ambientais e no processo logístico na cadeia reversa.

Como objetivos específicos, temos a intenção de apresentar:

• alguns impactos ambientais associados ao descarte das lâmpadas fluorescentes;

• o risco que elas trazem a saúde;

• o percentual da reciclagem em diferentes paises;

• os ganhos, desenvolvimento e rentabilidade nas empresas quanto a suareciclagem, e

• explicar o porquê de as empresas de diversas cadeias produtivas realizarem a logística reversa.

IV Metodologia

Para tanto, fizemos uso da legislação brasileira, sobre os assuntos ambientais, assim como pesquisas em sites de empresas que atuam no ramo da reciclagem de lâmpadas fluorescentes, pesquisas acadêmicas, revisões bibliográficas, sites com conteúdos exploratórios ereportagens sobre o assunto. Embora não exista fonte tão extensa para coleta de dados e reciclagem de lâmpadas florescentes, adotaremos uma metodologia de pesquisa qualitativa sobre a teoria existente para que se tenha uma visão mais ampla do processo de reciclagem, explicitando diversas fases.

CAPITULO 1

CONCEITOS LOGÍSTICOS

1.1 O que é Logística?

A logística existe desdeos tempos mais antigos, muitos a tratam como um paradoxo pois ela sofreu alterações e mudanças com o tempo e adaptou-se a elas.

Segundo Novaes (2007), ela é utilizada desde os tempos bíblicos na preparação para as guerras por lideres militares e diferentes tipos de exercito. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, para chegarem os carrosde guerra, os grandes grupos de soldados e transporte de armamentos pesados aos locais de combate, era necessária uma fantástica organização logística, que envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades ( BUSSINGER, 2007 ).

Muito se fala que a logística é atualmente a responsável pelosucesso das organizações pois, a partir do momento que estas passarem a planejar suas atividades de forma conjunta, melhor servirão o mercado e ganharam eficiência e eficácia (BALLOU, 2006).

Por muitos anos ela era tida como setor da empresa voltada a transportes, hoje, ganhou espaço entre as demais áreas, atuando sinergicamente no planejamento, organização, controle e realização de outras...
tracking img