Tcc gestao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE ESTRATÉGICA

1. Definição do negócio atual

A empresa em questão é uma entidade que tem parcerias com inúmeras conveniadas (clínicas e laboratórios), voltada para os públicos de classes A e B, oferecendo prestação de serviços variados e personalizados, voltados para saúde e qualidade de vida animal. Está localizada na cidade de Jundiaí, no bairro Anhangabaú, próximo dosprincipais pontos de acesso da cidade. O diferencial da empresa é ser uma rede especializada em inúmeros campos da veterinária, abrangendo todas as raças e portes de animais domésticos.

2. Evolução do setor

Segundo a associação nacional dos fabricantes de produtos para animais de estimação (ANFALPET), apurou-se a existência de 98 milhões de bichos de estimação no Brasil em 2010, sendo 1cachorro para cada 4 habitantes, o que posiciona o país como o 4° maior do mundo em população de Pets e 6° em faturamento. Pesquisas feitas recentemente pelo Instituto Pasteur, informam que Jundiaí tem hoje aproximadamente 120 mil animais. E estes números não param de crescer, tanto em quantidade de animais quanto em valores gastos com os Pets. Mesmo assim ainda não existem muitos convênios veterinárioscom esta proposta, como se trata de algo relativamente novo no setor a empresa deve prever um tempo de adaptação e meios de divulgação assertivos.


3. Análise do Ambiente externo

Cada vez mais animais domésticos e gatos ocupam papeis importantes na sociedade. Calcula-se que existam 800 milhões de animais domésticos e gatos criados em todo o mundo como “membro na família”. É umfenômeno mundial que está ligado ao aumento da expectativa de vida da sociedade moderna, maior número de idosos, redução de números de filhos nas famílias, falta de segurança e, especialmente, por maior carência afetiva. O crescimento da violência urbana acarreta no aumento do uso de animais domésticos para proteção dos lares.
Os animais estão conquistando mais espaço na sociedade. Sendo assim,estes estão ganhando leis de proteção animal, liberdade e permanência em locais públicos e órgãos específicos que intercedam por eles. Além disso, a tecnologia avança a passos largos juntamente com este crescimento, possibilitando tratamentos para diversos tipos de enfermidades equiparados até mesmo a tratamentos em seres humanos.


1. Cenários


Cenário 1: Crise econômica mundialCrises mundiais afetando diretamente o Brasil, fazendo com que a economia desacelere, reduzindo o orçamento familiar.
Possíveis efeitos: Diminuição da renda familiar, afetando diretamente no valor gasto como animal doméstico.


Cenário 2: Crise econômica mundial, porém economia interna estável
Mesmo com a economia mundial afetada, a economia interna estável, favorecendo osinvestimentos no mercado Pet.
Possíveis efeitos: Procura por serviços e produtos de necessidade básica dos animais se mantêm constante e uniforme, como alimentação e serviços veterinários.


Cenário 3: Economia interna crescente
Mercado de Pets em ascensão, aumentando a procura por novos serviços.
Possíveis efeitos: Aumento da procura por clínicas, produtos e serviços agregados aqualidade de vida animal.


2. Análise competitiva da Indústria (Porter)

Rivalidade entre concorrentes
O Mercado de planos de saúde para animais domésticos na região de Jundiaí, não apresenta um alto grau de rivalidade entre as concorrentes, devido aos seguintes fatores:
• Crescimento do Mercado: Sabe-se que um crescimento lento ou baixo, representa um maior grau de rivalidadeentre os concorrentes de um mercado, porém no Brasil o mercado de produtos e serviços para animais domésticos está em fase de crescimento. Comparado a mercados mais maduros que movimentam cerca de U$ 45 bilhões de dólares ao ano, como é o caso do mercado americano, o Brasil tem muito espaço para continuar crescendo, segundo informações divulgadas no Fórum Pet Brasil, o setor tem previsões de...
tracking img