Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
12
Modernismo


Tecnicamente:
Verso livre Versos livres: são aqueles que não obedecem a nenhum esquema. Não há metro, mas apenas ritmo, chamado de “ritmo interior”, muito ao gosto dos poetas modernistas.
Rima livre
Vitória do dicionário.
Esteticamente:
Substituição da Ordem Intelectual pela Ordem
Subconsciente.
(Mário de Andrade)

O que se conhece, hoje, como arte do século XX, teverepercussão posterior à Primeira Grande Guerra, datando, portanto, da década de 20. Nesta, acontece uma cesura na arte, mais radical do que qualquer outra mudança de estilo ocorrida ao longo de sua história. Até então, a despeito de todas as alterações nas normas estéticas, a relação de correspondência da arte com a vida e a fidelidade da obra estética à natureza não haviam sido, jamais,questionadas.
Depois do Impressionismo, mas como decorrência das experiências que nele se iniciaram, a arte renunciou ao papel de reprodutora da realidade: já não copia o real, interpreta-o.
Diz-se que o processo se inicia no Impressionismo (Foi uma escola de pintura que surgiu na França em meados do século 19, desenvolvendo um estilo inteiramente original. Os artistas abandonaram regras tradicionaispara retratar as coisas da maneira como as viam, de acordo com suas impressões. "O impressionismo causou uma ruptura em relação à maneira de figurar a realidade...", diz a crítica de arte Magnólia Costa, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Características marcantes das pinturas renascentistas, como a grande preocupação com perspectiva e proporcionalidade, foram abandonadas; os retratos e osmotivos religiosos, até então os temas mais comuns nos quadros, deram lugar a telas que mostravam paisagens. O precursor de todas essas mudanças foi o pintor francês Claude Monet. Sua obra Terraço , de 1866, é considerada um dos primeiros marcos do impressionismo. Mas o movimento só despertaria mesmo atenção na década seguinte, quando, em 1874, Monet e outros pintores organizaram uma exposiçãopara exibir seus trabalhos. A mostra escandalizou o grande público e a crítica especializada, que encararam os quadros com efeito borrado e formas pouco definidas como uma provocação. Entre as obras expostas, destacava-se Impressão - o pôr-do-sol, de Monet. O crítico Louis Leroy se inspirou no título do quadro para afirmar, desdenhosamente, que a mostra não passava de "mero impressionismo". Em vez dese ofenderem com o comentário, os pintores abraçaram a expressão, que acabou batizando o novo estilo)
porque, já na prevalência desse estilo, a atitude descritivista perante a natureza e a realidade começa a ser abalada. As diversas tendências estéticas dessa época — Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, etc. — negam qualquer princípio naturalista, defendendo a existência de uma fronteiraentre o mundo real objetivo e o mundo subjetivo da obra de arte. Nessa medida, a arte, quando se volta para a natureza, é para infringi-la, não obedecendo às leis naturais. A representação artística, rompendo com os meios de expressão convencionais, passa a obedecer, apenas, a suas próprias leis.
O Modernismo não é um estilo, no rigor do termo, mas um complexo de estilos de época que apresentamalguns pontos coincidentes. Esses pontos em comum não independem do fato de que, no nosso século, o conhecimento sofreu uma grande ruptura a que concorreu a teoria da relatividade de Einstein; a teoria psicanalítica de Freud (Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939). Um método de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significadoinconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito) a filosofia de Nietzsche e a teoria econômica de Marx. Comum a todas é o questionamento do lugar do homem como sujeito do conhecimento. O abalo provocado por esse questionamento se reflete, de modo especial, na manifestação artística.
O Futurismo teve, entre nós, grande influência. A tendência...
tracking img