Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

Introdução

Contextualização do Modernismo:

* Brasil.
* Portugal.

Principais características.

Principais Autores Modernistas.

Conclusão.

Modernismo no Brasil

Movimento artístico e literário que se desenvolveu na última década do séc. XIX e na primeira metade do séc. XX, que surgiu por oposição ao tradicional ou clássico. Caracterizou-se fundamental peloprogresso, da aceleração das inovações e experiências conduzidas pelos movimentos da vanguarda, em função da ideologia do novo como valor ético e estético, da autonomia da arte, e da recusa da realidade como modelo para esta última.
Do ponto de vista literário, o modernismo apresenta várias correntes ou subcorrentes, de inspiração ideológica profundamente divergente: do saudosismo1 e decadentismo2ao futurismo3, ao paulismo e ao interseccionismo, passando pelo simbolismo4 e existencialismo. Razão pela qual é comum afirmar que o modernismo é uma corrente com muitos “ismos”.

1 Movimento filosófico e literário português, de índole nacionalista, do primeiro quartel do séc. XX, cujos representantes, o grupo da Renascença Portuguesa e a revista Águia, preconizavam a defesa de uma almaportuguesa.
2 Movimento estético e literário dos fins do séc. XIX e princípios do séc. XX, caracterizado pelo culto da forma e do estilo requintados e dos temas mórbidos, extravagantes e pessimistas, ligados à nostalgia do passado grandioso e à angústia dos tempos modernos.
3 Movimento estético e literário lançado pelo poeta Marinetti, em Itália, em 1909, que faz a exaltação da velocidade, da força, damáquina, da originalidade, da vida moderna, rejeitando o passado e tudo quanto é tradicional.
4 Movimento literário e artístico que floresceu no último quartel do séc. XIX e no primeiro do século XX, cujos autores procuravam essencialmente sugerir, através do valor musical e simbólico das palavras, uma visão pessimista da vida, estados de alma abstraída do contexto biográfico, revivendo o gostoromântico do vago, do nebuloso, do impalpável.
No início da década de 1890, pensou-se que seria necessário mudar completamente as normas, e em vez de apenas rever o conhecimento passado à luz das novas técnicas, seria necessário fazer mudanças profundas. Paralelamente surgiram desenvolvimentos como a Teoria da Relatividade na física, o aumento da integração do combustível interno naindustrialização.
Nos primeiros quinze anos do século vinte uma série de escritores, pensadores, e artistas, fez um corte os meios tradicionais de organizar a literatura, pintura e música. Outra vez, em paralelo com a modificação dos métodos de organização noutros campos. O argumento era que se a natureza da realidade nela mesmo estava em questão, e as restrições que nela se sentiam, assim na arte também,teria de haver uma mudança radical.
As teorias de Freud foram influenciadas pelo modernismo, que argumentou que a mente tinha uma estrutura básica e fundamental, e que essa experiência subjectiva fora baseada na interacção das partes do cérebro. Isto representou o corte com o passado, antes acreditava-se que a realidade externa e absoluta podia imprimir ela mesmo no indivíduo, como, porexemplo, na doutrina da tábua rasa de John Locke.
A influência da comunicação, transportes e do rápido desenvolvimento científico começaram a melhorar os estilos arquitecturais, nos quais a construção era mais barata e menos ornamentada. A escrita era mais curta, mais clara, e fácil de ler. A origem do cinema na primeira década do século vinte deu ao modernismo uma forma de arte que era unicamente dele.Esta onda de modernismo rompeu com o passado na primeira década do século vinte, e tentou redefinir as várias formas de arte de uma forma radical. À frente do movimento na literatura incluíam-se nomes como Marcel Proust, Guillaume Apollinaire, Virgínia Woolf, James Joyce, T.S. Eliot, Ezra Pound, Wallace Stevens, entre muitos outros. Compositores como Schoenberg e Stravinsky representam o...
tracking img