Tcc fluidos de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FALCUDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECANICA












JANSEN FAGNER M. B. DA SILVA














ESTUDO DOS FLUIDOS DE CORTE























SÃO BERNARDO DO CAMPO
2007
JANSEN FAGNER M. B. DA SILVA












ESTUDO DOS FLUIDOS DE CORTEArtigo Científico apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de tecnólogo em mecatrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia Termomecânica.


Orientador: André Ferrus Filho







SÃO BERNARDO DO CAMPO
2007
ESTUDO DOS FLUIDOS DE CORTE




1. RESUMO

Através da exposição dos temas abordados neste trabalho tendocomo objetivo mostrar os tipos de fluidos de corte, suas funções, sua aplicação e sua seleção, todas baseadas em resultados que proporcionam uma melhor decisão quanto à seleção do fluido adequado na aplicação durante o processo utilizado. Percebe-se que devem ser levados em consideração alguns fatores para o uso dos fluidos, como saúde dos operadores das máquinas operatrizes e também o posteriordescarte e tratamento do fluido.

Palavras Chave: Fluido de Corte. Descarte do Fluido. Custos do fluido. Refrigeração.

2. INTRODUÇÃO
Este artigo visa demonstrar por meio de estudos das tecnologias empregadas à usinagem de materiais, um comparativo entre alguns tipos de fluidos.
Nos processos de usinagem de materiais onde é aplicado fluido de corte na manufatura de produtos, deseja-se obter ummelhor rendimento da ferramenta e melhor acabamento da peça. Mesmo com a introdução de ferramentas que suportam altas temperaturas e resistência ao atrito, o fluido de corte ainda torna-se necessário no aspecto de se obter dimensões rigorosas no produto.
Os fluidos são aplicados tanto para desbaste como para acabamento dos materiais, desde peças simples até perfis complexos, pois, as máquinasenvolvidas na manufatura são capazes de obter com exatidão dimensões desejadas quando os parâmetros de corte são previamente estabelecidos. São abordados durante decorrer deste artigo os fatores determinantes para a boa utilização do fluido de corte e suas aplicações.
Neste trabalho também é enfatizada a parte critica que são os custos dos fluidos, onde visa mostrar economia do processoanalisando os diferentes fluidos principalmente quanto ao custo após a sua utilização.
Finalizando o trabalho pode-se analisar um estudo de caso onde fica bem evidente a diferença entre fluidos seguindo os mesmos parâmetros de corte obteve-se resultados diferentes e expressivos.

3. HISTÓRICO
F.W. Taylor iniciou a utilização dos fluidos de corte em 1890. Primeiramente Taylor aplicou água no processopara resfriar a ferramenta e peça e obteve 33% de aumento na velocidade de corte sem danos a ferramenta, depois incrementou com uma solução de água e soda, ou água e sabão com o objetivo de evitar a oxidação que é uma grande desvantagem gerada pela água. A aplicação da água tem duas desvantagens principais, a primeira é a oxidação, e a segunda, é seu baixo poder lubrificante.
Em relação à águaos óleos possuem maior poder lubrificante reduzindo o atrito entre cavaco-ferramenta e ferramenta-peça diminuindo o calor gerado durante o processo assegurando assim um melhor acabamento da superfície da peça. A partir daí foram desenvolvidos os óleos emulsionáveis (solúveis) com água (1 a 20% de óleo) seguida também dos óleos de extrema pressão que com o auxilio dos aditivos reduzem a solda docavaco com a ferramenta.

4. FUNÇÕES DO FLUIDO DE CORTE
Para Runge (1989), os fluídos de corte têm as funções de refrigerar, lubrificar, melhorar o acabamento de superfície, reduzir o desgaste das ferramentas, removerem os cavacos da área de corte, proteger contra a corrosão a máquina, a ferramenta, a peça e os cavacos, lubrificar guias e barramentos.
Segundo Diniz (2000), durante o corte...
tracking img