Prefeitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PREFEITURA MUNICIPAL DE PATROCÍNIO
Concurso Público
EDITAL N. 01/2009

Professor PII – Português
Código 346
Este caderno contém a Prova Objetiva abrangendo os conteúdos de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislação/Educação e Conhecimentos Específicos. Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome,número de inscrição e o cargo; assine, A TINTA, no espaço próprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à resposta solicitada em cada questão; assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta não será computada se houver marcação de mais de umaalternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas não deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA. ELA É A SUA PROVA.

A 01 02 03 04

B

C

D

O tempo de duração da prova abrange, inclusive, o tempo necessário à transcrição das respostas do rascunho para a Folha de Respostas. ATENÇÃO - Nos termos doEdital n. 01/2009, “Poderá, ainda, ser eliminado o candidato que [...] portar arma(s) no local de realização das provas [...]; portar, mesmo que desligados [...] qualquer equipamento eletrônico [...] ou de instrumentos de comunicação interna ou externa, tais como telefone celular [...] entre outros [...]”. (subitem 8.2.29, alíneas “d” e “e”)

DURAÇÃO DA PROVA: QUATRO HORAS

ATENÇÃO
Sr.(a)Candidato(a), Antes de começar a fazer a prova, confira se este caderno contém, ao todo, 40 (quarenta) questões de múltipla escolha cada uma constituída de 4 (quatro) alternativas assim

distribuídas: 12 (doze) questões de Língua Portuguesa, 7 (sete) questões de Conhecimentos Gerais, 15 (quinze) questões de Legislação/Educação e 6 (seis) questões de Conhecimentos Específicos, todas perfeitamentelegíveis. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providências necessárias. Caso V. Sª não observe essa recomendação, não lhe caberá qualquer reclamação ou recurso posteriores.

2

Língua Portuguesa
INSTRUÇÃO As questões de 1 a 12 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.

O MUNDO ATRAPALHADO
Averdade é que o mundo anda bastante atrapalhado nesta saída da crise. Está certo: os gastos dos governos ressuscitaram as economias e o dinheiro despejado pelos bancos centrais impediu o colapso dos sistemas financeiros. Mas o que se faz agora? A um determinado momento parecia que a crise trouxera de volta aqueles bons tempos em que ninguém se preocupava nem com o excesso de gastos públicos nem com aampla intervenção do Estado nas atividades econômicas. Ao contrário, parecia que só o governo poderia salvar companhias e bancos e, aliás, o próprio capitalismo. Como dizia muita gente saudosa: o governo salva o capitalismo do próprio capitalismo. Tem uma contradição aí, mas quem se importava? A licença para gastar e para intervir parecia, se não eterna, pelo menos com um grande futuro pelafrente. Aí, passado o pior, o pessoal volta a fazer contas - essa desgraça - e o que se encontra? Montanhas de déficits e dívidas públicas acumuladas mundo afora. E um imenso "excesso de liquidez", dinheiro barato na praça, com juros bem pequenos, permitindo de novo as alavancagens: tomar empréstimo a custo zero nos Estados Unidos ou no Japão e comprar ações no Brasil ou imóvel na China, ativos comespetacular valorização. A resposta parece óbvia. Como se reduz um déficit ou uma dívida pública? Cortando gastos e aumentando impostos. Como acabar com o excesso de liquidez? Aumentando os juros, cortando crédito para as instituições financeiras. No jargão dos economistas, trata-se de "retirar os estímulos fiscais e monetários". A China, por exemplo, está tomando essa última medida. Boa parte...
tracking img