Tcc de frances matildes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - APRESENTAÇÃO:

Frances Matildes do Bomfim Soares nascida em 29 de Março de 1953.
Ingressou no Estado, mediante concurso público em 27 de Outubro de 1980. Começou sua carreira lecionando numa 3ª série do Ensino Fundamental nas Escolas Reunidas Tiradentes. No ano seguinte foi removida para o Grupo Escolar Rômulo Galvão onde lecionou de 1ª a 4ª séries até1984, daí passou a ser Vice – Diretora de 1984 a 1987, quando foi nomeada a Diretora. Voltou a reger classe em 1991 até 2002, passando a ser Diretora, da mesma escola conforme eleição realizada na Comunidade Escolar. Já em 2005 foi exonerada deste cargo e nomeada Diretora do Colégio Estadual Tiradentes até 2009 quando foi exonerada. Voltou a Escola Estadual Rômulo Galvão, como regente, completando25 anos nesta escola, motivo da consideração de escola de origem.
Após 30 anos de efetivo exercício no magistério estadual, tornou – se aposentada em 31 de Março de 2010, de acordo Diário Oficial, já freqüentando o Curso Gestar pelo encantamento causado, concretizando mais um sonho.
Tornou – se importante a criação do portfólio para se guardar informações, conhecimentos eatividades. As informações são detalhadas, para despertar o interesse, complementando o currículo. Serve para a análise retratando a evolução como profissional e a capacidade de aprendizado . A sua construção necessita aceitar novas exigências da sociedade e se preocupar mais com a criatividade e autonomia do aluno.
No decorrer do Curso foi realizada uma análise crítica – interpretativade todos os obstáculos, transformações, conceitos voltados para a educação dos jovens como preferem dois de vários autores que foram a base da compreensão do processo ensino aprendizagem: Paulo Freire e Vygotsky.
Segundo Paulo Freire se os educadores e educandos exercessem o poder de produzir novos conhecimentos a partir dos conteúdos impostos pelos currículos escolares, estariamrealmente concretizando seu poder de contribuir para a transformação da sociedade.

Admitiu – se o planejamento como uma “decisão a planejar”, o movimento de reflexão x decisão x ação x reflexão que o caracteriza como uma ferramenta gerencial que proporciona a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias ao enfrentamento e desafios institucionais que devem servencidos. Estes desafios necessitam ter uma visão clara dos objetivos e estratégias a que se propõe, constituindo – se num instrumento para se avaliar erros, acertos e sobretudo qualidade.
A metodologia usada foi de abordagem interdisciplinar com uma seqüência lógica de procedimentos para que as metas fossem atingidas e globalizadas nas disciplinas afins, usando reuniões para discussões,possibilitando à equipe um trabalho coletivo, o qual levará a reflexão dos assuntos abordados e o desenvolvimento com incorporação das novas metodologias adotadas gerando informações, sugestões com análise dos resultados obtidos; divulgação dos resultados, baseada na constatação do interesse da comunidade escolar.
Construir competências e habilidades para a descoberta de conhecimentosrelacionados com a realidade do dia a dia, são desafios contextualizados com as atividades desenvolvidas e integradas também à grade curricular para que o aluno participe do seu mundo, criando situações problemas, fazendo valer mais o raciocínio que a memória. Necessário se torna o uso de metodologias que gerem interação entre aluno-professor e aluno-aluno organizando conteúdos de ensino emestudo ou áreas, utilizando a interdisciplinaridade como uma prática pedagógica e didática.
A interdisciplinaridade, deverá servir para quebrar a tendência de segmentação entre os diferentes campos de conhecimento e, assim, provocar a inter-relação e a influência recíproca entre eles, questionando a visão real sobre a qual a escola historicamente se constituiu.
A transversalidade,...
tracking img