Tcc - contabilidade

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
Normalmente, o escritório contábil inicia suas atividades com poucos recursos, muitas vezes na própria residência do profissional responsável. A estrutura de uma empresa de serviços contábeis demédio ou grande porte não é barata e, por isso, muitos contabilistas começam como profissionais liberais, verdadeiras “empresas de uma pessoa só”, nas quais eles são responsáveis por todos os serviços,tanto operacionais quanto administrativos.

Fazendo o seu trabalho com competência, esse profissional tenderá a conseguir cada vez mais clientes, chegando ao ponto em que ele sozinho não conseguiráatender à demanda pelos seus serviços. Nesse momento, o contabilista precisa tomar uma importante decisão: manter o status quo, continuando como profissional liberal e tendo que recusar clientes devidoa sua falta de infra-estrutura ou então se arriscar um pouco mais e iniciar sua jornada como empresário contábil.

Optando por avançar como empreendedor, o contabilista terá que investir em umaestrutura maior, se associando a alguns colegas, contratando uma equipe para lhe auxiliar e, provavelmente, adquirindo ou alugando um espaço físico maior. Nesse momento, morre a figura do profissionalliberal e nasce o escritório contábil. Ainda que o contador continue executando a maior parte dos serviços, ele agora poderá atender a um número muito maior de clientes, pois possui uma estrutura maispreparada.

Apesar do aumento no faturamento ocasionado pela entrada da nova clientela, nesse momento é preciso uma atenção especial no controle econômico e financeiro desse novo escritório, pois écomum que esses investimentos na ampliação da estrutura operacional só dêem o retorno esperado no médio prazo. Assim, é provável que o lucro dos primeiros meses seja menor do que o obtido no períodoem que se estava atuando como profissional liberal.

Afinal de contas, os custos fixos foram elevados consideravelmente e leva algum tempo para que a receita cresça em proporção. Porém, passado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc contabilidade
  • TCC CONTABILIDADE
  • Tcc contabilidade
  • TCC contabilidade
  • TCC Contabilidade
  • Contabilidade tcc
  • tcc contabilidade
  • TCC CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!